Um desafio épico de resistência e superação: PT281 Ultramarathon Beira Baixa voltou a testar os limites



























































A já mítica PT281 Ultramarathon Beira Baixa atingiu este ano a sua 10.ª edição e, uma vez mais, revelou-se como um desafio épico de resistência e superação. Para esta edição de número redondo reuniram-se na Beira Baixa 67 atletas de 13 nacionalidades, com o único propósito de de desafiarem nos 281 km da travessia em regime de autossuficiência, num tempo máximo de 66 horas. E apesar das temperaturas anormalmente baixas para a época, acompanhadas de chuva durante a madrugada de domingo e vento, a taxa de desistência manteve-se nos habituais 30%, o que reflete bem a dureza e exigência da prova.
No plano competitivo, o grande vencedor foi o italiano Luca Papi, que completou a ultramaratona em impressionantes 40:54 horas, demonstrando uma vez mais a sua experiência e resiliência em provas de longa distância. No setor feminino, a portuguesa Olga Caiado brilhou ao conquistar a vitória em 62:26 horas.
No campo das figuras já históricas do evento reforça ainda mais a sua importância o norte-americano Levi, que alcançou um feito histórico ao completar pela 10.ª vez consecutiva a PT281, tornando-se o único atleta a terminar todas as edições da prova desde a sua criação.