Olá a todos, como passaram esta semana?
Esta semana, e tendo em conta que estamos a menos de um mês do Natal, quis falar-vos de alguns alimentos que vos podem ajudar na preparação desta época e na recuperação da mesma: os alimentos termogénicos, que são nem mais, nem menos, alimentos que ajudam a acelerar ligeiramente o metabolismo o que irá queimar algumas calorias extra.
Primeiro vamos esclarecer conceitos, o que quer dizer termogénico? Termogénico significa "que produz calor", segundo o dicionário, mas este tipo de alimentos vai além disso apresentando maior dificuldade em ser digeridos pelo organismo, que precisa de consumir uma maior quantidade de energia e calorias para realizar a sua digestão. São, portanto, produtores de energia e auxiliam no aumento do gasto calórico, algo desejado por quem procura emagrecer fazer a manutenção do peso. É verdade que todos os alimentos gastam energia para serem digeridos, ou seja, têm a capacidade de aumentar a temperatura corporal e acelerar o metabolismo. Contudo, os alimentos termogénicos, como café, chá, canela, gengibre e malagueta destacam-se nessa função.
O gasto calórico numa dieta que inclua alimentos termogénicos naturais pode aumentar até 5% a 10% o gasto energético normal do nosso metabolismo. Por isso mesmo existem, obviamente, exceções à regra e grupos de pessoas que não devem consumir estes alimentos como grávidas, lactantes, hipertensos, pessoas com problemas cardíacos e pessoas com gastrite e úlceras.
Existem vários alimentos com características termogénicas e que podem ter benefícios para o nosso organismo: chá verde, chá branco, chá-mate, água de coco, café, canela, hortelã, cavalinha, soja, alho, pimenta vermelha, cominho, canela e até gengibre.
Além dos benefícios que já falei anteriormente, a maioria destes alimentos têm um importante papel anti-inflamatório e antioxidante, combatendo os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce. Estes alimentos considerados termogénicos também são considerados estimulantes, por aumentarem a temperatura interna do corpo e acelerarem o processo de digestão.
Apesar disso atenção, e já sabem que vos digo sempre a verdade, não existem fórmulas mágicas! Para controlar ou perder peso, aumentar o consumo de alguns alimentos termogénicos isoladamente não é suficiente! Tenho de salientar que a importância de aliar o consumo dos alimentos termogénicos a um plano alimentar equilibrado, dieta hipocalórica, pobre em gorduras saturadas, além da prática frequente de atividade físicas. Estas sim, são consideradas condutas favoráveis para acelerar o metabolismo energético. Até porque o excesso de consumo destes alimentos pode provocar efeitos secundários como: dores de cabeça, tonturas, insónias ou problemas gastrointestinais.
A recomendação é não exagerar no consumo diário e deve sempre consultar um nutricionista, principalmente no caso de hipertensos e pessoas com problemas cardíacos que devem ter muito cuidado com o consumo de alguns destes alimentos. Como também já referi, mas volto a reforçar, alimentos termogénicos não devem ser ingeridos por pessoas que apresentem problemas na tiroide e grávidas.
Durante a semana vou falar-vos mais um bocadinho e de forma mais específica de alguns destes alimentos.
Até para a semana!
Para mais informações ou esclarecimentos, contacte: inesfilipamorais@gmail.com
E lembrem-se de uma coisa que não me canso de vos dizer… Não há forma melhor de educar um filho, do que dando bons exemplos
Página 'Sporting CP Adeptos' partilhou momento captado em outubro, quando o Arsenal se deslocou a casa do Fulham
Holandês recorda "um jogador com uma boca demasiado grande e um coração minúsculo"
Colombiana continua na sua guerra mediática com antigo futebolista
Ex-jogador do Boavista e Moreirense já foi suspenso pelo Radomiak Radom