Cristiano Ronaldo, do Real Madrid, venceu a Bola de Ouro do France Football de 2017 com mais 276 pontos do que o argentino Lionel Messi, que voltou a ficar na segunda posição.
O capitão da Seleção Nacional arrecadou o seu quinto troféu, depois dos conquistados em 2008, 2013, 2014 e 2016, com 946 pontos, contra 670 do jogador do Barcelona, que também já venceu o prémio em cinco ocasiões (2009 a 2012 e 2015).
Numa votação exclusiva a jornalistas, de todo o Mundo, que escolhiam cinco jogadores (6, 4, 3, 2 e 1 pontos), Messi também foi um confortável 'vice', atrás do brasileiro Neymar (361 pontos), que, no último defeso trocou o 'Barça' pelo Paris Saint-Germain, que pagou 222 milhões de euros.
Além de Ronaldo, Messi e Neymar, o veterano guarda-redes Gianluigi Buffon, que não conseguiu conduzir a Itália ao Mundial de 2018, foi o único a repetir presença no 'top 10', saltando do nono para o quarto lugar.
Nos 10 melhores, registaram-se seis alterações, quatro delas logo definidas na escolha dos 30 finalistas, face às não nomeações do galês Gareth Bale (sexto em 2016), Riyad Mahrez (sétimo), Jamie Vardy (oitavo) e Pepe (nono).
Ainda saíram o gaulês Antoine Griezmann, que caiu a 'pique' do último lugar do pódio para o 18.º lugar, e o uruguaio Luis Suárez, 'despromovido' do quatro para o 13.º.
Em sentido contrário, entraram o croata Luka Modric (quinto), o espanhol Sergio Ramos (sexto), o melhor defesa, os franceses Kylian Mbappé (sétimo), de 18 anos, e N'Golo Kanté (oitavo), o polaco Robert Lewandowski (nono) e o inglês Harry Kane (10.º).
Nos lugares imediatos, ficaram o uruguaio Edinson Cavani (11.º), o espanhol Isco (12.º), Suárez, o belga Kevin De Bruyne (14.º), o argentino Paulo Dybala (15.º), o brasileiro Marcelo (16.º), o alemão Toni Kroos (17.º), o belga Eden Hazard )19.º) e o guarda-redes espanhol David De Gea (20.º).
Até ao 30.º lugar, destaque para o gabonês Pierre-Emerick Aubameyang, avançado do Borussia Dortmund, que foi o jogador africano melhor classificado, no 21.º posto.
Lusa/Fim
Guardião irlandês defende penálti
Portugal venceu a Irlanda, em Alvalade, e está mais perto do Mundial'2026
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Capitão da Seleção Nacional pode escrever, já esta noite, em Alvalade, mais uma bonita página na carreira
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos
Antigo extremo do Benfica arrisca uma suspensão de até 12 jogos