Mike Phelan, antigo adjunto de Alex Ferguson, lembra papel do Manchester United na carreira do português
Cristiano Ronaldo é um dos melhores jogadores da atualidade e já conquistou um lugar entre os maiores nomes da história do futebol. O madeirense formado no Sporting deixou Alvalade no verão de 2003, rumou a Inglaterra para jogar no Manchester United e foi em Old Trafford que alcançou ao topo.
Mike Phelan, que era um dos adjuntos de Sir Alex Ferguson e atualmente tem as mesmas funções com Solskjaer, lembrou ao canal de YouTube 'The Coaching Manual' o papel dos red devils na evolução de Ronaldo, mas admitiu que o português tinha muita vontade de aprender. Mesmo que nem sempre gostasse do que lhe era pedido.
"O Ronaldo queria sempre a nossa atenção. Ele era como uma esponja, queria sempre mais [conselhos dos técnicos] e disso desafiava-nos. Tivemos que ensiná-lo a ser um jogador de equipa e ele conseguiu. Nos treinos, obrigámo-lo a fazer coisas que ele não queria", afirmou o técnico inglês de 57 anos.
Para Phelan, esse processo influenciou toda a carreira de Ronaldo. "Depois do sucesso no United e de se transferir para o Real Madrid, observávamos os jogos e podíamos ver certas coisas que ele tinha aprendido em Manchester. Nessa altura ele estava a traduzir tudo isso, era a sua transição para um patamar de excelência", sustentou.
"Não quero gabar-me de ter criado o Cristiano Ronaldo, até porque muita gente influenciou no seu crescimento. Mas a maior influência foi ele próprio e o seu percurso tem sido fantástico.", considerou ainda Mike Phelan.
Equipa de Jorge Jesus soma quatro vitórias em outros tantos jogos
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Cristiano Ronaldo não saiu do banco de suplentes na goleada sobre o Jeddah, da 2.ª divisão, por 4-0
Guia essencial para compreender o trajeto do melhor marcador da história do futebol
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português
Antigo avançado do Sporting sentiu-se mal ao minuto 89, depois de ter já marcado e assistido
Avançado holandês, ex-Sporting, sofre de problemas cardíacos