Pedro Fernandes lembra que primeiro golo de CR7 nas seleções foi 'à CR7'
O guarda-redes Pedro Fernandes recorda-se "perfeitamente" do primeiro golo de Cristiano Ronaldo numa seleção nacional, há 20 anos, nos sub-15, e a sua descrição encaixa numa espécie de imagem de marca do avançado da Juventus.
"Lembro-me perfeitamente que o treinador disse ao Cristiano 'vai para cima dele' e ele foi, fintou o adversário e fez golo", disse à agência Lusa o atual guarda-redes do Bragança, da Serie A do Campeonato de Portugal, terceiro escalão do futebol nacional, recordando a primeira internacionalização de Ronaldo.
Relacionadas
O jogo entre Portugal e África do Sul realizou-se a 24 de fevereiro de 2001, com vitória da seleção lusa por 2-1, no âmbito da II edição do Torneio Internacional Cidade de Torres Novas e Rio Maior para seleções sub-15.
Dessa seleção restam poucos jogadores em atividade e um deles é Pedro Fernandes, hoje com 36 anos, que nunca chegou à I Liga e que foi internacional até aos sub-18.
Na altura, era jogador do Sporting de Braga, clube no qual alinhou durante quatro épocas nas camadas jovens. O percurso começou no Abambres, clube da Vila Real natal, e ditou ainda duas temporadas no FC Porto, antes de ingressar nos minhotos.
"Entrei a substituir o Christopher [Pilar], que jogava no Sporting, ele saiu lesionado e entrei eu ainda na primeira parte. Lembro-me que foi a minha primeira internacionalização por Portugal, um jogo importante, ganhámos 2-1, e, claro, estava lá aquele que viria a ser o melhor jogador do mundo e que viria a ter o êxito que tem hoje em dia", diz, numa alusão a Cristiano Ronaldo.
O guardião recorda que, como ficava muitas vezes com jogadores do Sporting nas seleções, Cristiano Ronaldo frequentava às vezes o seu quarto.
"Lembro-me perfeitamente disso e de algumas histórias que tínhamos em conjunto, mas que não se podem contar em público [risos]", disse.
O guarda-redes do Bragança diz que se "notava perfeitamente" nos treinos e nos jogos a ambição de Cristiano Ronaldo de querer sempre melhor.
"Agora até me lembrei de uma situação num treino, estávamos a treinar bolas paradas e eu disse ao Christopher que nunca tinha sofrido um golo de livre até então, mas nesse treino sofri - do Cristiano", lembra.
Recorda um companheiro "com muita ambição" e que "já era um líder na altura".
"Não era o nosso capitão, acho que era o Fernando Alexandre, que jogava no Benfica, mas sem dúvida que já era como um líder, já muitos jogadores o seguiam. Ele destacava-se em todos os jogos, realmente era uma mais-valia para nós", diz.
Para Pedro Fernandes, o antigo companheiro "é o melhor jogador de sempre, nenhum teve tanto êxito como ele", sendo certo que, "aos 16 anos", não conseguia "imaginar" o que aconteceu.
Pedro Fernandes diz sentir-se bem e, depois de ter pensado em abandonar a carreira na época passada, o convite do Bragança fê-lo continuar.
Já Cristiano Ronaldo "pode jogar até à idade que ele quiser, até à idade que se sentir bem, acho que ele tem a ambição de jogar, bater o recorde de melhor marcador das seleções nacionais".
A ligação estendeu-se à família de Cristiano Ronaldo aquando da passagem de Pedro Fernandes pela equipa B do Marítimo, de 2005 a 2007.
"Lidei bastante com a família dele, sobretudo com a mãe, o irmão e uns primos dele, com quem ainda mantenho contacto regular. Frequentávamos o mesmo café e convivíamos. Eles sabiam que eu tinha sido colega do Cristiano nas seleções. A mãe, na altura, estava a tirar a carta e eu cheguei a levá-la à escola de condução" recorda.
Equipa dos portugueses partilha liderança do campeonato
Capitão da Seleção Nacional distinguido na gala do Liga Portugal Awards
CR7 igualou Carlos Ruiz como melhor marcador de sempre na qualificação para Mundiais, na quarta ocasião em que Portugal venceu com virada
Magiares marcaram primeiro, a Seleção deu a volta, permitiu depois o empate mas o lateral brilhou com belo remate
Brasileiro é um dos homens de confiança do treinador português em Old Trafford
Triunfo por 1-0 frente ao Aktobe
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Emblema de Atenas foi surpreendido frente ao modesto Kifisia e os adeptos não perdoaram a equipa no final