Heróis de chuteiras

César Rodrigues
César Rodrigues Investigador

A que horas é o próximo jogo?

Hoje joga a Inglaterra e homenageamos Duncan Edwards, o inglês que podia ter sido o melhor de todos, mas a tragédia não deixou. Colaborando no apuramento para o Mundial de 1958, acabou, nesse ano, vencido pelo pior dos adversários: a morte.

Duncan foi talento precoce que expirou aos 21 anos, tornando-se permanente. Aos 16 anos, Edwards debutou pelo Manchester United de Matt Busby. Estreou-se em 1955 pela seleção e, aos 18 anos, antecipava-se jogador para vários Mundiais.

Ainda em 1955, jogou contra Portugal na primeira vitória portuguesa sobre os ‘Velhos Aliados’ (3-1). O selecionador era Tavares da Silva, o mesmo que em 1947 dirigira a seleção contra os ingleses na mais desnivelada derrota lusitana (10-0).

Duncan fez todos os jogos do apuramento para a Suécia, marcando dois golos na vitória sobre a Dinamarca (5-2). O ano de 1958 previa grandeza para Edwards com a possível consagração em palco mundial. Infelizmente para Duncan e para o futebol, o seu ano teria apenas… 52 dias.

A 6 de fevereiro, após jogo em Belgrado, o avião que transportava a sua equipa de regresso a Manchester fez escala em Munique. Em nova descolagem, incendiou-se...

No local da tragédia, morreram jogadores, treinadores, jornalistas, tripulantes e moradores. Outros sobreviveram, como Bobby Charlton, que se referiu a Duncan como o único jogador que o fez sentir-se inferior.

Apesar das numerosas lesões, Edwards decidiu entregar-se à luta com a mesma determinação com que se apresentava em campo. A jogar pela vida, interrogou Jimmy Murphy, um dos treinadores do clube: "A que horas é o próximo jogo?" Queria estar pronto!

Mas, a 21 de fevereiro, a morte prontificou-se a fazer chegar a sua hora. Foi há 60 anos…. Mais tarde, o ex-selecionador inglês Terry Venables arriscou que, se vivo, seria Duncan a receber o troféu do Mundial de 66.

Especulativo foi também o escocês Tommy Docherty, profetizando que Edwards teria sido o melhor do Mundo! Às vezes ainda nos esquecemos que o melhor do Mundo… é mesmo a vida! A que horas é o próximo jogo com a Colômbia? Prontos por Edwards?

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação desportiva.
  • conteúdo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão epaper do jornal no dia anterior
  • conteúdos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0