Verde na bola

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira Analista Político

O suicídio

Bruno de Carvalho teve uma conversa com 15 jornalistas. Uma conversa que todos aceitaram que seria em off. Podemos discutir a vantagem de ter conversas coletivas com jornalistas em off. Mas elas fazem parte da vida profissional de quem trabalha na comunicação social. Sejam elas com um, três ou 15 jornalistas. Institui-se a ideia de que o jornalismo desportivo é uma espécie de faroeste. Quem assim pensa insulta o profissionalismo de centenas de excelentes jornalistas desportivos. O jornalismo é jornalismo, escreva sobre o mais importante conflito internacional ou o mais específico problema local, entreviste um Nobel da literatura ou um lateral direito. E o que aconteceu na conversa com o presidente do Sporting é gravíssimo para todo o jornalismo. Especialmente grave porque se trata de um ato cobarde que, escondendo-se numa multidão de jornalistas, põe todos sob a suspeita de um grave atropelo das regras deontológicas.

Apenas uma coisa distingue o jornalismo do burburinho das redes sociais e dos sites de notícias falsas: o cumprimento de determinadas regras que dá credibilidade ao que se notícia. Não cabe às empresas de media, que apenas querem saber de retorno financeiro rápido, resolver a crise de credibilidade da comunicação social. Também não cabe ao poder político. Cabe aos jornalistas, através da autorregulação. Neste caso, seria importante haver uma verdadeira autoridade de autorregulação que descobrisse o culpado e lhe retirasse a carteira profissional. Para que todos saibam que quando falam com jornalistas há regras claras que vão ser mesmo cumpridas. Mas para isto são precisas duas coisas: que os jornalistas recuperem o poder nas redações e que queiram autorregular-se. Se não fizerem nem uma nem outra acabarão por ter, muito brevemente, de mudar de vida.

1
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.