A época de Marçal no Guingamp, Ligue 1 (26 jogos e 8 assistências) não passa despercebida, não só ao Benfica, com quem tem contrato (2020,) como a clubes franceses e espanhóis. O sonho de finalmente vestir a camisola encarnada pode estar próximo, a cotação do lateral está a crescer e os encarnados estão determinados em potenciá-lo. Desportivamente, fazendo-o integrar o plantel , mas sem descartar negociar um ativo que chegou à Luz a custo zero. Em 2017/18, Marçal estará a um nível bem mais elevado que o Guingamp.
84 - Aston Villa, atual 11.º classificado do Championship, a 2.ª Liga do futebol inglês, investiu esta época 84,6 milhões de euros em reforços. Benfica e Sporting, juntos, investiram 69 M€. Diferença de 15,6 M€, a ilustrar que o estofo financeiro, quando não é gerido com critério, não faz a diferença.
Atentos ao trabalho de Luís Martins
O trabalho de Luís Martins no Sporting, tem motivado elogios em vários quadrantes do futebol português. Com seis triunfos consecutivos à frente da equipa B, o diretor técnico da formação, cargo que agora acumula com a liderança da equipa B, tem sido elogiado dentro da estrutura leonina, mas também fora . O futuro passa pelos leões, mas o trabalho de Luís Martins não tem passado despercebido a clubes e a vários empresários.