Verde na bola

Daniel Oliveira
Daniel Oliveira Analista Político

Para sempre puro

Chegou à Netflix um dos melhores documentário que já vi sobre a relação entre o futebol e a política. "Para sempre puros" recorda a época de 2012-2013 do Beitar de Jerusalém. Um dos mais populares clubes israelitas, foi comprado por Arcadi Gaydamak, um milionário corrupto israelo-russo. Em 2012 o empresário contratou dois jogadores chechenos, muçulmanos, o que provocou a ira da poderosa claque "La Familia". Quando Zaur Sadayev marcou o seu primeiro golo aconteceu o nunca visto: centenas de adeptos abandonaram o estádio, em protesto contra uma vitória oferecida por um muçulmano. O grito de sempre fez-se ouvir: "morte aos árabes" e "aqui estamos, o clube mais racista do país". E ressurgiu a sinistra faixa, especialmente paradoxal quando empunhada pelos descendentes das vítimas do Holocausto: "Para sempre puro". A partir daqui começou um boicote, que deixou, semana após semana, o estádio vazio, com os adeptos a destruírem a sua própria equipa. Boicote apenas interrompido para assistir ao jogo contra o Bnei Sakhnin, único clube árabe da primeira divisão israelita. O empate segurou na primeira divisão o clube tantas vezes campeão. Depois desta época negra os chechenos foram embora, Gaydamak vendeu o Beitar, o presidente e o capitão foram despedidos e a claque racista transformou-se num movimento político.

O futebol é uma lupa das sociedades. Graças à irracionalidade que mobiliza, tudo o que nelas existe ali aparece em caricatura. É para isso mesmo que o jogo serve: para simular guerras sem baixas, medir forças sem vítimas e representar cumplicidades sem consequências. "Para sempre puros" conta-nos a história de um conflito com décadas. Sem as subtilezas da política, o Beitar funcionou, como explicou o oligarca russo, como um espelho para Israel. Porque o futebol diz muito daquilo em que nos vamos transformando.

Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.