Bilhar grande

Alberto do Rosário
Alberto do Rosário Consultor

Sporting sem talento

Foi um leão sem talento, sem classe, que vimos no sábado em Alvalade. Jorge Jesus regressou, há duas semanas, àquela cena da "elevada nota artística" das suas equipas e neste caso do Sporting, como se não fosse imperativo que assim se verificasse quando se tem pela frente equipas de muito menor dimensão. Conversas de entreter.

O grande teste, a nota artística, o talento e a classe de uma grande equipa define-se nos jogos de decisão. O Sporting falha sempre nesses momentos. Até dói. Como pode um clube ganhar troféus quando claudica nos confrontos do sim ou não? Não pode. Há mais de uma década que o Sporting anda nisto e nesta época assinou um dos seus piores desempenhos de sempre. Nos últimos 30 anos o FCPorto nunca tremia, nesta altura tem sido um par do Sporting na desgraça; quando pode chegar à liderança, naufraga. O Benfica agradece.

Neste dérbi, os leões, atacados pela velha e medonha tremedeira, não acertavam com os passes a meio campo e foi confrangedor ver a perda de bola segundos depois da redondinha estar nos pés dos jogadores do Sporting. O empate foi uma benção dos deuses.

Num embate em que os detalhes tudo definem, é incompreensível que os médios e defensores leoninos tenham caído no erro amador de faltas sistemáticas em zona central e em cima da área; uma, duas, três vezes até que o Benfica acertou com o golo. Os encarnados não cometeram uma única falta dessas, virtude do treinador do Benfica que soube preparar os seus jogadores para o que, num dérbi, não se deve fazer. Jorge Jesus engoliu de Rui Vitória, que desprezou, um baile de disciplina táctica. Não se ganham jogos nem troféus com discursos egocêntricos e desconchavados. No campo o Sporting foi uma equipa que não mostrou futuro, uma águia pequena deixou isso claro.

4
Deixe o seu comentário

Assinatura Digital Record Premium

Para si, toda a
informação exclusiva
sempre acessível

A primeira página do Record e o acesso ao ePaper do jornal.

Aceder

Pub

Publicidade
apenas 1€ por mês
experimente sem compromisso e garanta o seu lugar na bancada da melhor informação deportiva.
  • conteudo record em qualquer sítio e a toda a hora
  • acesso no pc, tablet e smartphone
  • versão e-paper do jornal no dia anterior
  • conteudos exclusivos para assinantes
  • suplementos especiais

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.