Joaquim Jorge

Joaquim Jorge
Joaquim Jorge Fundador do Clube dos Pensadores

VAR

O VAR em inglês, Vídeo Assistant Referee, em português, Árbitro Assistente de Vídeo ou vídeo-árbitro  é um árbitro assistente de futebol, que analisa as decisões tomadas pelo árbitro principal com a utilização de imagens de vídeo e de uns auscultadores para comunicação.

O VAR foi introduzido em Portugal em 2017 na final Taça de Portugal de 2016–17, depois na Supertaça de 2017 e, finalmente, na Primeira Liga de 2017–18 

O VAR esta época 2018-19 ano está-se a consolidar e impor, recorrer a esta tecnologia é muito importante para a verdade do jogo. O futebol tem que acompanhar os novos tempos da revolução da inteligência artificial, um dia, num futuro próximo, não haverá árbitros humanos.

O campeonato mundial de futebol na Rússia mostrou que o VAR veio para ficar e será imprescindível em qualquer competição de futebol.

Os dirigentes, treinadores, jogadores e adeptos chegaram a um consenso da sua importância, na imparcialidade e fazer-se justiça no desporto-rei no mundo inteiro. No futebol, à sua volta, gira uma indústria brutal com interesses por vezes obscuros.

Evidentemente que há sempre críticas, mais pela equipa penalizada pela decisão do VAR que sai prejudicada e que acha injusta, ao invés, a equipa que é favorecida não tem reparos a fazer.

Agora a culpa já não é do árbitro, muitas vezes é do VAR, todavia, há mais seriedade nas decisões dos árbitros, aqui e ali há jogadas que geraram muito ruído e polémica, mas o VAR tem a última palavra.

No ano de 2019 espero um Ronaldo em grande e Portugal comece bem o apuramento para o próximo campeonato da Europa. Não me esqueço que seria importante vencermos a Liga das Nações, ainda, por cima, realiza-se em Portugal.

Noutros desportos, que Federer não deixe de jogar ténis, ao mais alto nível e Valentino Rossi tenha bons resultados e ânimo para continuar para bem do Moto GP, que Miguel Oliveira seja feliz no Moto GP.

Que se aposte forte noutras modalidades para além do futebol em que a canoagem é o seu expoente máximo com Fernando Pimenta.

Vou continuar a seguir o ciclismo e gostaria de ver um duelo Nibali – Froome.  Nibali foi muito prejudicado no último Tour, quando um espectador o fez cair e deitou por terra as suas ambições.

Bom Ano!

Deixe o seu comentário

Pub

Publicidade