O futebol tem destas coisas tanto se está mal, de súbito, as coisas mudam para melhor. Solari e a sua aposta em Vinicius, um menino de 18 anos que custou ao Real Madrid 45 milhões de euros) e enorme potencial. O Real Madrid sem chama, órfão de Ronaldo, está diferente para melhor.
O Real Madrid foi com autoridade empatar a Barcelona para a Taça do Rei, podendo na 2.ª mão resolver o problema e venceu o Atlético de Madrid 3-1 em sua casa.
Solari, produto da casa, está à frente da equipa há três meses parece que começa a ter uma equipa e a dar oportunidades a gente nova como Reguillón e Ceballos. Não tem problemas em colocar no banco super vedetas como Marcelo ou Bale.
Parece que por magia o Real Madrid mudou, a aposta em jogadores jovens é bem equacionada e ter Vinícius é um motivo para se ir ao estádio. Benzema está rejuvenescido e sem a sombra de Ronaldo, agora, em vez de servir Ronaldo é Vinícius que o serve- é a referência do ataque.
O Real Madrid está enérgico, solidário, seguro e confiante. O melhor que uma equipa pode ter é confiança.
Solari faz-me lembrar Bruno Lage com as devidas diferenças, mas que têm em comum serem dois treinadores da casa a sucederam a treinadores consagrados. Há treinadores tão discretos na sua actividade que parecem invisíveis.
Ser treinador do Real Madrid é ter a permanente sensação que se vai ser despedido e tem que se ir jogo a jogo sem projectos de futuro.
Solari está -se a impor recuperando adeptos e a sua própria confiança nas decisões tomadas. Começou a vencer ou a fazer frente a treinadores com mais prestígio, o caso de Simeone ou Valverde. O tempo está a dar razão na sua aposta e Solari não tem deixado de aproveitar a oportunidade.
Solari tem um enorme repto que é o legado de 3 Champions em 4 anos, e 13 no total, mas a vida segue e o futuro é já ali com o Ajax.
O Real Madrid de Solari é humilde tem espírito de sacrifício e é solidário. O Real Madrid está motivado e tudo é possível. No jogo da Champions contra o Ajax manteve o nível, sofreu, mas venceu 2-1, tem a eliminatória na mão e tudo encaminhado para os quartos-de-final.
Nota: O FC Porto fez um bom resultado em Roma, que foi melhor do que a exibição, o golo de Adrián pode ser crucial.
Fundador do Clube dos Pensadores
*escrevo ao abrigo do antigo AO