_

Luís Avelãs
Luís Avelãs Jornalista

Penalidades que não ajudam

Uma oportunidade soberana tem– em teoria – boa probabilidade de resultar em golo. No entanto, convém ter presente que nem sempre é isso que se verifica. Aliás, os números dizem-nos até o contrário: que muitas situações de golo iminente acabam... em nada. E se nos lances de bola corrida isso até se compreende, face à possibilidade de qualquer elemento da equipa contrária obstar à concretização, causa estranheza que até nas grandes penalidades seja alta a percentagem de falhanços. Esta temporada, por exemplo, seguimos com 27,5% de desperdício, o que equivale a dizer, de forma resumida, que um em cada quatro penáltis é esbanjado. Tantos protestos, em todos os campos, a solicitar castigos máximos e, depois, o aproveitamento deixa a desejar...

O Tondela, em época de estreia na principal competição nacional, tem sentido muitos problemas para somar pontos, facto que se comprova pelos míseros 5 conquistados ao cabo de 14 rondas. Tal registo, aliás, equivale à derradeira posição na tabela classificativa. As explicações para o atual insucesso da formação beirã devem ser várias mas, independentemente das táticas, das opções dos treinadores ou da inexperiência de muitos futebolistas salta à vista uma razão mais objetiva: a equipa não consegue aproveitar os penáltis.

PUB
Penalidades que não ajudam

Na última ronda, o Tondela beneficiou do terceiro castigo máximo na temporada. E a Raphael Guzzo sucedeu exatamente o mesmo que, nas jornadas 5 e 11, perante Estoril e FC Porto, aconteceu a Piojo ou Chamorro: permitiu a defesa do guarda-redes. Ora, se há algo que um "lanterna vermelha" não se pode dar ao luxo de desperdiçar são ocasiões destas. Ainda por cima, diante canarinhos e dragões o Tondela perdeu por 1-0, pelo que poderia ter alcançado mais 2 pontos. Continuaria a ser último classificado, é certo, mas então a 3 pontos (uma vitória) da linha de água. Nesta jornada 14, o remate falhado por Guzzo não seria suficiente para valer pontos, já que o V. Setúbal ganhou por 3-1 em Tondela. Porém, a ser concretizado, o penálti colocaria o resultado momentaneamente em 1-1. E tudo poderia ser diferente. Certo é que 11 dos 40 penáltis assinalados na época... não passaram de oportunidades soberanas. 

SABIA QUE...

PUB

Tal como na jornada anterior, os três grandes sofreram golos? É a primeira vez na época que FC Porto, Sporting e Benfica combinam para duas rondas seguidas nesta condição. Nesta altura existem tantos (33) empates como vitórias fora na prova?

Os triunfos caseiros já vão em 60. O Benfica continua a não terminar nenhum jogo com 1 golo marcado? As águias somam 4 jogos em branco, mas nos restantes 10 apontaram sempre um mínimo de 2 golos.

O Sp. Braga sofreu o primeiro penálti na época? Agora, só Benfica e V. Guimarães ainda não foram castigados com grandes penalidades.

PUB

Na jornada em que sofreu a primeira derrota, o Sporting foi a equipa com mais remates? Os leões "dispararam" 24 vezes no embate com o U. Madeira,mas nem assim evitaram o desaire e a perda da liderança.

Por Luís Avelãs
Deixe o seu comentário
PUB
PUB