Nuno Félix
Cristiano Ronaldo é uma história de amor com o futebol e pelo futebol. É o ápice do que pode ser um atleta imerso sob todas as dimensões no maravilhoso mundo do desporto rei!
Ao longo da história do futebol, poucos jogadores alcançaram o nível de excelência de Cristiano Ronaldo mas nenhum o fez com a consistência, durante tanto tempo e arriscando tentar ganhar em tantos contextos diversos.
CR7 não é apenas um do dueto com Lionel Messe que marcou a era da globalização do futebol, na minha opinião tem razões para ser considerado e autointitular-se como o melhor jogador de todos os tempos e por diversas razões.
A longevidade de Ronaldo no topo do futebol mundial é inigualável. Desde sua estreia como profissional em 2002, ele manteve quase ininterruptamente um desempenho de elite por mais de duas décadas e aos 40 anos, continua a ser um dos atacantes mais letais a jogar o jogo, desafiando os limites do envelhecimento atlético.
A sua versatilidade é outro fator que o coloca acima dos demais. Ronaldo começou como um extremo habilidoso de condução e drible para quem Sir Alex Fergusson fixou o objetivo de marcar 5 golos por época a quando da sua contratação pelo Manchester United. E veja-se a evolução!
Cresci entre o Campo Grande e o Lumiar, mesmo ao lado do velho Estádio de Alvalade, no tempo em que não havia academia em Alcochete e os juniores ainda treinavam no pelado. Lembro-me do Cristiano de14 anos, um pau de virar tripas que executava todas as ações com bola ao dobro da velocidade dos restantes, tantas vezes trapalhão e precipitado, sem usar o pé esquerdo para a definição do passe ou do remate e completamente "cego" de cabeça, o que se lamentava já à época para um jogador da sua estatura.
E vejam agora avançado completo que só ele reinventou! Tornou-se num dos melhores cabeceadores que alguma vez jogaram este jogo e num rematador completo e absurdamente letal. Aliás só esta capacidade de adaptação e continua evolução permitiu que ele fosse absolutamente dominador em todas as competições que disputou, nas diferentes ligas onde arriscou jogar e indiferentemente dos sistemas táticos utilizados.
Os números de Ronaldo falam por si. Aos 40 anos, CR7 tem 927 golos na sua carreira como profissional (incluindo seleções sub-20, sub-21 e olímpica) e isto em 1.261 jogos na carreira, a 77 golos esperança de chegar ao marco do milhar de golos em competições oficiais, com base nos números é já o mais marcante atacante da história do futebol, isto quando ninguém apostará contra ele, no que diz respeito à sua presença no próximo Mundial de Futebol perfazendo o incrível registo de 6 presenças em fases finais da maior competição do mundo e ainda com a expectativa, não tão irrealista assim, de ser tornar campeão do Mundo.
Mas o impacto do CR7 no futebol, transcende em muito os golos que marcou e a estatística. Cristiano foi fundamental para o sucesso de todos os clubes que defendeu, conquistando títulos em Portugal, Inglaterra, Espanha e Itália, antes de rumar à Arábia Saúdita. Na seleção portuguesa, e muito embora se tenha lesionado na final, foi peça-chave na conquista da Campeonato da Europa de 2016 e da primeira edição da Liga das Nações da UEFA em 2019.
A mentalidade vencedora de Ronaldo já é lendária, mas no futuro, e muito após ser dissecada pela ciência, passará para o domínio do mito, tal é a derradeira prova viva de superação humana.
A sua ética de trabalho. A sua dedicação ao seu corpo de atleta e a busca constante pela perfeição inspirarão gerações e gerações não apenas de jogadores de futebol, mas todos aqueles que escolham ser atletas.
Ele redefiniu os padrões de profissionalismo no futebol, elevando o nível de preparação física e mental no desporto para um novo máximo absoluto, o nível Cristiano Ronaldo.
Além disso, a marca CR7, e a personalidade Cristiano Ronaldo, transcendem em muito o campo de jogo. O seu carisma e a popularidade global fizeram dele o atleta mais reconhecido e influente do planeta como é prova disso o facto de ser o habitante deste planeta mais seguido nas redes sociais por todos os outros. O seu poder e alcance não é comparável com o de qualquer outro atleta na história do desporto. Concorre também para isto o facto de não raras vezes ter usado a sua plataforma de popularidade para iniciativas filantrópicas e para inspirar milhões de fãs por todo o mundo.
Esta combinação única de longevidade, versatilidade, recordes, impacto coletivo, mentalidade vencedora e influência global faz de Cristiano Ronaldo o mais forte candidato ao título de melhor jogador de futebol profissional de todos os tempos. Esta carreira extraordinária não apenas redefiniu a excelência no futebol, como deixará um legado duradouro que continuará a inspirar gerações futuras de atletas em todos os desportos.