Rui Malheiro
O sorteio do playoff da Liga dos Campeões realiza-se às 11 horas desta sexta-feira e o Sporting já sabe que será cabeça-de-série. Rui Malheiro elabora o perfil dos possíveis adversários dos leões nesta fase da competição, ordenando-os do mais acessível para o mais difícil.
Steaua Bucareste
Steaua Bucareste
Steaua Bucareste
Young Boys
A goleada infligida ao Benfica na pré-temporada mostrou uma equipa competente, que arrancou o exercício com triunfos diante do Basileia (2-0) e a eliminação do Dínamo Kiev. Orientados pelo austríaco Adi Hütter, habitualmente fiel a uma estrutura em 4x4x2, com variações pontuais para o 4x1x4x1, os suíços perderam os promissores Mvogo (guarda-redes) e Zakaria (médio-defensivo), mas foram sagazes a atacar o mercado. A referência ofensiva continua a ser o veterano Hoarau, bem suportado pelo médio-ala-direito Ravet, num plantel onde cabe uma asa esquerda – Benito e Sulejmani – que já trabalhou com Jesus.
Istanbul Basaksehir
Ao oitavo exercício no escalão principal, o 2.º lugar no campeonato, à frente de Fenerbahçe e de Galatasaray, e o histórico apuramento para a Liga dos Campeões. Fiel ao 4x2x3x1, Abdullah Avci, antigo selecionador turco, comanda uma verdadeira sociedade das nações, onde se destacam os veteranos Emre, Mossoró, Adebayor e Glichy, mas onde o extremo bósnio Visca é quem mais faz a diferença. A perda do promissor extremo Cengiz Ümber para a Roma conduziu às aquisições do holandês Elia e do turco-suíço Frei.
Hoffenheim
Depois de salvar o Hoffenheim da descida à 2. Bundesliga em 2015/16, o jovem treinador Nagelsmann (30 anos) conduziu o clube ao apuramento histórico para a playoff de acesso à fase de grupos da Champions. Fiel a uma estrutura com 3 defesas – 3x5x2 com variantes para 3x4x3 –, aborda o novo exercício com a perda dos nucleares Süle e Rudy que rumaram ao Bayern. Qualidade não falta, bem atestada em Demirbay, Kramaric ou Wagner, mas o primeiro jogo oficial é apenas a 12 de agosto.
Nice
Nice
Depois do quarto lugar em 2015/16, o terceiro no pretérito exercício. As águias de Favre, habitualmente fieis ao 4x2x3x1, contam com o avançado Balotelli, o médio-centro Seri (antigo jogador do Paços e do FC Porto, o médio-ala Eysseric e o guarda-redes Cardinale como principais figuras. As saídas do médio-ofensivo Belhanda e do versátil Ricardo Pereira, às quais se poderá juntar a de Dalbert, ainda não foram devidamente compensadas.