Sérgio Krithinas
Não foi possível perceber se foi por simpatia pelo jornalista do ‘Tuttosport’ ou por convicção que Frederico Varandas admitiu a possibilidade de mudar o nome do Estádio José Alvalade para Cristiano Ronaldo, mas levantou um debate interessante: qual o peso de Ronaldo na história do Sporting?
Não haverá muitas dúvidas de que o craque nascido há 34 anos na Madeira é o melhor futebolista – diria mesmo o melhor desportista – português de todos os tempos. Mas isso não quer dizer que tenha sido um dos mais importantes e influentes da história do Sporting. Ronaldo passou seis anos no clube de Alvalade, disputou 31 jogos pela equipa sénior e marcou cinco golos. E saiu sem títulos. Tudo aquilo que fez dele um dos melhores futebolistas da história foi obtido com as camisolas de Manchester United, Real Madrid, Juventus e da Seleção.
O Sporting faz bem em agarrar-se a Cristiano Ronaldo, mas dar o seu nome a um estádio não faz grande sentido. O que é realmente importante, e é a isso que o clube deveria agarrar-se até para projetar a sua marca de grande formador, é que foi o maior craque a sair de uma academia de onde também saíram Figo, Futre, Quaresma ou Simão, entre muitos outros. E porque não Academia Cristiano Ronaldo?