Há homens que marcam o seu tempo pelo seu profetismo, veem para lá do seu tempo. O Professor Manuel Sérgio foi um deles! Homem que nasceu dentro de uma família simples, subiu na vida a "pulso", estudava na faculdade de letras e trabalhava nas oficinas do Alfeite, até se formar em filosofia.
Comungou e partilhou ideias, com intelectuais, filósofos e escritores da filosofia da segunda metade do século XX. Este convívio, e a sede do saber, deu-lhe uma base culta e um pensamento estruturado, para iniciar uma verdadeira revolução dentro do desporto. Foi ele que, em Portugal, desenvolveu e projetou a "filosofia do desporto", pensar o desporto como uma atividade humana.
Com a sua Teoria da Motricidade Humana veio provocar um "corte epistemológico" na forma de pensar o desporto, situando este no campo das ciências humanas e estabelecendo uma rutura com a visão meramente física (educação física) e, por isso, dualista do desporto.
Com a sua teoria defende o desporto como movimento intencional para a transcendência, numa visão holística de ser humano. O atleta não deve ser visto como uma máquina de obter recordes, mas como um ser, que através do desporto, dá sentido à sua vida superando-se para ser melhor. É este o "desafio" que Manuel Sérgio nos deixa: em tudo o que faças dá o melhor de ti, superando-te para deixares o mundo um pouco melhor. Muito obrigado, Professor Manuel Sérgio!