Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
A saga continua viva e de boa saúde
Seguir Autor:
A saga Tales tem como imagem de marca apresentar um gameplay rápido, simples e uma histórica emotiva. No entanto, em nenhum aspeto um jogo desta saga se conseguiu destacar. Com Tales of Berseria os seus criadores dão em bom passo em frente, melhorando bastante esta saga de diferentes histórias.
Com mais de 50 horas de jogo pela frente, este é um jogo repetitivo em alguns momentos, principalmente nos combates. A jogabilidade está boa, intuitiva e rápida a responder, originando combates intensos, com um sistema de combate parecido aos anteriores da saga, levando a que a estratégia esteja presente e apenas notei que os tutoriais podiam ser melhores para desde logo percebermos tudo o que o jogo permite fazer.
Na parte sonora não há muito a evidenciar. A banda sonora é boa, conseguindo não ser repetitiva, mas sem nunca ser marcante. Encaixa bem, tal como os efeitos sonoros e o trabalho de vozes. Globalmente é um trabalho sonoro interessante, mas que nunca impulsiona o jogo para níveis superiores.
Em termos gráficos este é um jogo na média. Em nenhum momento deslumbra mas a camera está muito boa, não atrapalhando num jogo bastante rápido. Os personagens e cenários são um conjunto de alguns bem trabalhados e outros algo datados mesmo para um design anime e que encaixa num género que não costuma apresentar gráficos de luxo. Os cenários são bonitos e variados, apesar de muito perto do estilo que a saga nos habituou, e em alguns não existe aquela sensação de que devemos explorar, de que existe algo escondido. No entanto, ainda na parte gráfica é impossível não aplaudir as cutscenes em formato anime que estão bastante boas e criam o ambiente que o enredo exige.
Contudo é no enredo que o jogo tem o seu grande trunfo. Com boas personagens, um mundo coerente e uma base inteligente e que facilmente nos agarra, a nossa personagem principal é o toque de qualidade numa história bastante emocional e que nos leva a criar uma ligação afetiva que fará o jogador lembrar-se deste jogo daqui a muito tempo. Tales of Berseria é um jogo que não nos dá as respostas de imediato. Ele envolve-nos no enredo e obriga-nos a descobrir as respostas de forma indirecta, empurrando as nossas questões para a fase final da narrativa onde algumas revelações são óbvio, outras bastante surpreendentes. Acima de tudo, este é um jogo que, graças a um bom conjunto de personagens, consegue explorar o que de pior a humanidade consegue alcançar com instintos bastante básicos, tornando o jogo bastante negro e emocional.
Globalmente é fácil perceber que este é o melhor jogo da saga Tales feito até hoje. É verdade que continua a falhar em alguns momentos, como por exemplos nos puzzles demasiado simples, mas no que é essencial temos aqui um bom jogo, muito graças a uma boa história.
Enredo – 4,5
Gráficos – 3,5
Jogabilidade – 4
Som – 3,5
Nota final – 4
Já testámos o mais recente equipamento da Sony e não escondemos nada
Já disponível para PlayStation 5, Xbox Series X, Xbox Series S e PC
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Alain Orsoni, que liderou o Ajaccio em duas ocasiões, terá sido atingido por um sniper no cemitério
Médio-ofensivo por quem Mourinho tem um "fraquinho" entrou ao intervalo, em como o estreante Ricardo Neto