Jogo desenvolvido pela Codemasters, que contou ainda com uma 'ajuda' do atual tricampeão mundial Max Verstappen, tem lançamento previsto para 31 de maio
A pouco mais de um mês do lançamento oficial do novo EA SPORTS F1 24, a editora criou um evento de esclarecimento de dúvidas e onde apresentou as principais novidades sobre o novo jogo desenvolvido pela Codemasters, sendo que este título representa "a maior atualização da física" já alguma vez feita pela desenvolvedora britânica. O evento, que contou com a presença de Record, juntamente com vários meios de comunicação social da área do gaming, revelou-nos as principais novidades sobre o reformulado e revolucionário 'Dynamic Handling', que permitirá aos jogadores criarem novas oportunidades estratégicas de corrida através do novo modelo de condução.
Entre as principais novidades apresentadas no novo EA SPORTS F1 24, destacam-se a nova sensação de controlo e de realismo proporcionada aos pilotos, que terão possibilidades para fazer, mais do que nunca, ajustes no carro que terão um impacto significativo na sensação de condução.
Relacionadas
O desgaste e a temperatura dos pneus também foi uma das principais preocupações da Codemasters para o jogo deste ano, reformulando por completo esta área específica do EA SPORTS F1 24 e proporcionando aos jogadores uma sensação de condução que estará muito mais aproximada àquela que os pilotos profissionais têm em pista.
A juntar a estas duas principais alterações, acrescenta-se ainda o facto de a Codemasters ter introduzido uma simulação aerodinâmica totalmente melhorada, onde os pilotos notarão que as variações na altura do carro e inclinação do chassis terão um impacto significativo na forma de pilotar.
O DRS, fundamental em qualquer circunstância de corrida (seja para atacar ou defender uma posição), também está diferente em relação ao EA SPORTS F1 23, sendo que este mecanismo terá um impacto diferente de carro para carro.
Tal como o DRS, também as Unidades de Potência dos carros foram melhoradas, permitindo aos jogadores ter um controlo mais abrangente em certas definições e afinações do carro.
Pneus: estilo de condução, condições de pista e atmosféricas determinarão o nível de desgaste da borracha
Se algo é certo neste EA SPORTS F1 24, é que será certamente o título da editora, em colaboração com a Codemasters, que estará mais perto da realidade de pilotar um carro de Fórmula 1 (ou Fórmula 2). O novo modelo de pneus do jogo fará com que o estilo de condução de cada jogador tenha um forte impacto na forma como o pneu poderá ou não render durante uma corrida. Se o estilo for mais agressivo, com mais idas aos corretores, mais travagens agressivas, certamente que a borracha do pneu irá gastar-se mais rapidamente. Por outro lado, um estilo de condução menos agressivo permitirá ao piloto utilizar um determinado jogo de pneus durante mais voltas. A temperatura do asfalto, bem como as condições atmosféricas do dia de corrida, terá um forte impacto no desempenho do pneu.
Tudo isto já acontece na vida real e são variáveis que todos os pilotos de corrida têm de contar durante uma sessão de treinos livres, uma sessão de qualificação ou até mesmo durante um Grande Prémio. Agora cabe aos jogadores sentirem também na pele a dificuldade que é pilotar um carro de F1.
As principais alterações neste aspeto do jogo- Cargas variáveis e efeitos de curvatura melhorados;
- Nova superfície de contacto, que trabalha em conjunto com a cinemática da suspensão e as alterações da geometria;
- Melhoria da modelação térmica e da interação com o ambiente;
- Novo modelo de desgaste que inclui a temperatura dos pneus como fator;
- Comportamento aperfeiçoado em cenário de chuva;
Aerodinâmica: da inclinação do chassis e equilíbrio às vantagens que serão visíveis na Ferrari, Red Bull e McLarenComo é normal em todos os jogos deste tipo, a aerodinâmica tem um papel muito importante na sensação com que cada jogador fica depois de experimentar um determinado jogo. O EA SPORTS F1 24 não é uma exceção à regra. O título deste ano traz algumas novidades importantes neste aspeto e nós tentaremos explicar todas elas ao detalhe.
O novo modelo aerodinâmico do EA SPORTS F1 24 terá em conta a inclinação do chassis do carro, proporcionando respostas mais naturais às alterações na resistência e equilíbrio aerodinâmicos. Já o efeito DRS terá agora uma forte relação com o nível de resistência da asa traseira do carro, proporcionando uma resposta mais natural à variação dos níveis de downforce que levarão a respostas diferentes de equipa para equipa. Neste sentido, a Ferrari será mais eficiente em altas velocidades, enquanto que a Red Bull e a McLaren serão muito mais rápidas nas curvas de média velocidade. Estes serão alguns dos aspetos que se farão sentir nos carros deste ano do EA SPORTS F1 24.
As principais alterações neste aspeto do jogo
- A inclinação do chassis tem um impacto mais proeminente na força descendente e na resistência aerodinâmica;
- Foi utilizado um túnel de vento virtual para criar um modelo mais realista do efeito DRS;
- Apresentação mais eficaz dos pontos fortes e fracos de cada equipa em diferentes tipos de circuitos;
Unidade de Potência: ERS com fluxos de energia mais realistasFunciona como uma espécie de coração para o carro e daí ter um papel fundamental na perceção de condução de cada piloto. É também neste capítulo que o EA SPORTS F1 24 traz algumas novidades, a começar desde logo pela travagem do motor, que foi incorporada na afinação do carro, afetando o comportamento do bólide e a redução de energia quando se retira o pé do acelerador na fase de entrada nas curvas ou no final das retas. Neste sentido, também o modelo do Sistema de Recuperação de Energia (ERS) foi revisto com o objetivo de obter fluxos de energia mais realistas que proporcionassem aos jogadores um maior controlo sobre a gestão de energia no carro apenas através do acelerador. Será determinante na gestão do uso de energia para uma ultrapassagem ou até mesmo para conseguir amealhar aquele pontinho extra pela volta mais rápida da corrida.
As principais alterações neste aspeto do jogo
- A travagem do motor ajustável permite um maior impacto na captação de energia;
- Maior precisão da recolha e consumo de energia do MGU-K e do MGU-H com maior influência do condutor;- O mapeamento melhorado do acelerador reduz o desperdício de energia e oferece ao jogador níveis mais profundos de controlo da energia;- Todos os modos do ERS disponíveis para o jogador em todas as sessões;- O novo modelo de diferencial permite uma afinação mais fina para se adaptar às condições variáveis;
Contar com a ajuda de um tricampeão mundial como é o caso do holandês Max Verstappen decididamente ajudou a Codemasters e a própria EA SPORTS a chegar a um nível de excelência durante a preparação deste novo EA SPORTS F1 24.
O novo EA SPORTS F1 24 tem lançamento previsto para 31 de maio para os utilizadores que optarem pela Edição Standard. Quem optar pela Champions Edition terá direito a um acesso antecipado ao jogo a partir de 28 de maio, ou seja, três dias antes do lançamento oficial. Relembrar ainda que já é possível fazer a pré-encomenda do EA SPORTS F1 2024. Os jogadores que fizerem a pré-encomenda do Champions Edition em formato digital até 1 de maio terão acesso imediato a uma seleção de pinturas de 2024 para utilizar no modo especial 'Time Trial' do F1 23, bem como aos dois novos ícones, 18.000 PitCoin, um F1 World Bumper Pack, até três dias de acesso antecipado a partir de 28 de maio, incluindo eventos especiais exclusivos inspirados em Verstappen com recompensas únicas desbloqueáveis, e um VIP Podium Pass de bónus.
Além disso, quem tiver F1 2021, F1 22 ou F1 23 pode beneficiar de um desconto de fidelidade de 15% nas pré-encomendas do EA SPORTS F1 24 Champions Edition.
Os jogadores que fizerem a pré-encomenda da Standard Edition receberão 5.000 PitCoin e um F1 World Starter Pack.
Abaixo, deixamos alguns detalhes sobre o EA SPORTS F1 2024:
Plataformas disponíveis: PlayStation 4 e 5, Xbox Series S e X, Xbox One, PC (Steam e Origin);
Edições: Standard Edition e Champions Edition;
Datas de lançamento: Standard - 31 de maio; Champions Edition (direito a acesso antecipado) - 28 de maio;
Idiomas disponíveis: Inglês, Francês, Italiano, Alemão, Espanhol, Português, Polaco, Holandês, Japonês e Mandarim.
Plataformas de IA já se tornaram confidentes, terapeutas e até cúmplices de crime
Craque português é um dos nomes na segunda lista apresentada
Diogo “tuga810” Pombo e Tiago “Darkley11” vão aos Estados Unidos representar a Betclic Apogee no Global Qualifier
Um último teste de carga para a luta pelo Rust Belt
Cheikh Touré, de 18 anos, foi encontrado morto no Gana, depois de ter sido convencido de que iria fazer testes numa equipa profissional
Informação foi divulgada pelo FC Rebellen, clube composto por ex-jogadores onde o holandês atua
Antigo futebolista holandês cedeu a sua casa em Liverpool ao compatriota, em 2011
Antigo futebolista inglês luta há vários contra o vício do álcool