Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Seguir Autor:
O sonho de muitos retrogamers foi cumprido: a PlayStation Classic chega a 3 de dezembro e nós já a experimentámos. A avozinha da Sony rejuvenesceu e está aí para as curvas com 20 jogos que prometem remeter-nos para as memórias dos bons velhos tempos.
Foi no Nostalgica - Museu dos Videojogos, em Linda-a-Velha, que ficámos frente a frente com a pequena mas linda consola da nossa infância. Está tão bela como a velhinha PSX - que de resto estava bem perto para comparação - mas bem mais singela em termos de tamanho (mais pequena ainda do que a PS One).
Bonitinha
Os comandos são, no entanto, iguais aos originais. Há muito tempo que não pegávamos nuns tão leves e a primeira impressão, mesmo que já soubéssemos da sua ausência, foi procurar… o analógico. É como conduzir um carro automático quando não estamos habituados: o pé vai à procura da embraiagem inexistente.
A PlayStation Classic tem três botões, tal como a mãe. Um para ligar e desligar, outro para voltar ao menu de jogos e um terceiro para… trocar de disco. Obviamente no sentido figurativo, assim que um jogo nos peça para inserir o disco 2.
Os comandos encaixam através de portas USB que ficam bem disfarçadas e por cima destas estão as ranhuras para os nossos queridos cartões de memória, que no entanto são como os discos: virtuais. Na parte traseira da consola há a entrada de alimentação e uma saída HDMI. Há ainda uma tampa de um compartimento de utilização desconhecida.
Assim que ligamos a PlayStation Classic, surge o logo da Sony e o som de sempre. Segue-se o menu de jogos, com as capas dispostas em círculo. Cada jogo tem ao lado o nome, estúdio, ano e número de jogadores, tudo em bom português.
Andando para baixo, surgem mais quatro opções no menu: definições (como proteção de ecrã, idioma…), guias (equivalente a ajuda), cartão de memória (apenas com opção de limpar o conteúdo) e ponto de continuação (os saves de cada jogo).
Basta selecionar um jogo para este iniciar na televisão, com o famoso símbolo PS a vermelho, amarelo, verde e azul. Para sair de um jogo para o menu raiz é necessário pressionar o botão na consola e logo depois é-nos perguntado se queremos gravar o ponto de continuação.
Os jogos
Experimentámos todos os 20 títulos disponíveis. Uns trazem mais memórias do que outros; uns adaptam-se melhor do que outros aos tempos atuais; mas todos, à sua maneira, prometem voltar a ter fãs na PlayStation Classic.
O primeiro que experimentámos foi Grand Theft Auto, muito pelo carinho pela saga que a Rockstar nos tem cultivado. No entanto, ficou a sensação que passaram demasiados anos e que não estamos preparados para recuar assim tanto no tempo.
Ao contrário, em Rayman é possível que nos tenhamos esquecido de que estávamos a jogar um título com 23 anos. A jogabilidade mantém-se atual e não engana: será um dos mais jogados nesta consola retro.
Na mesma onda está Tekken 3. É o tipo de jogo que não passa de moda e com gráficos bem aceitáveis, que a dois jogadores se tornam facilmente viciante.
Entre títulos mais 'low profile' como Intelligent Qube e outros de renome, como Metal Gear Solid, cada um guardou intacta a magia da primeira PlayStation, cabendo agora aos jogadores saber interpretá-la no tempo.
Destaque ainda para a diversão em grande velocidade em R4: Ridge Racer Type 4 ou para a história comovente de Oddworld: Abe’s Oddysee, que há uns tempos até mereceu honras de estado aqui no Record Gaming.
Veredito
Haverá sempre quem diga que faltou um ou outro título da nossa infância e é verdade que o facto de não estar nos planos da Sony a inclusão de mais jogos pode pesar no momento de despender 100 euros. Mas esta era definitivamente uma iniciativa que se impunha no mundo retro e está bem conseguida, honrando a bom nível a primeira consola da PlayStation com a qual tantas horas passámos.
Square Enix empenhada no popular jogo
Nome complicado… desempenho imaculado
Acordo foi revelado nas redes sociais, através de um trailer da 3.ª temporada da série 'King Of Collectibles: The Goldin Touch', da Netflix
Chega ao mercado a 27 de maio de 2026
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Presidente da FIFA assegurou ainda que o organismo está a estudar maneiras de tornar o jogo mais fluído
Rumores e confirmações nos principais campeonatos