FM 2020: De Tó Madeira a Zé Gomes... passando por Chiquinho

2.ª parte da entrevista a Carlos Bessa e Bruno Gens Luís

Nos bastidores do universo do Gaming há quem diga que as pessoas que não conhecem o Football Manager não são bons chefes de família. E têm razão... O icónico simulador de gestão nasceu em 1992, sob a denominação Championship Manager, e após intrincados problemas, a partir de 2005 passou à atual nomenclatura. E sempre em alta!

Carlos Bessa e Bruno Gens Luís são researchers da Sports Interactive, o que significa dizer que definem os plantéis das equipas portuguesas, do topo da Liga NOS até aos confins dos distritais, para além de definirem as notas dos craques. Mas há mais... São animados, acessíveis e ao contrário daquilo que se vê em varios quadrantes no universo do Gaming, amam realmente aquilo que fazem. E nao escondem nada…

Equipa research

Como é trabalhar na feitura de um dos jogos de maior sucesso de todos os tempos na indústria dos videojogos?

É uma sensação única. Nós, tal como tantos outros fãs, jogámos CM/FM desde miúdos, pelo que nos acompanhou toda a nossa infância. Termos tido a oportunidade um dia mais tarde colaborar com a base de dados de um videojogo como este, é como uma parte de nós que ali está. Quando se misturam duas paixões (futebol e o Football Manager), o resultado só poderá ser bom!

Muita gente ainda hoje fala do mito Tó Madeira. Certamente têm dezenas de histórias divertidas do género, seja de jogadores ‘mal avaliados’ ou craques que na vida real não são tão bons. Contem algumas dessas histórias…

Para além de clubismos, que cegam diversas pessoas, não há grandes histórias. Por norma queixam-se de que o jogador X da equipa 1, é melhor que o jogador Y da equipa 2. Quanto a jogadores mal avaliados. Talvez a história mais engraçada tenha acontecido no ano passado com o Chiquinho, atualmente no SL Benfica, mas que brilhava no Moreirense, e tinha acabado de marcar, contra a sua futura equipa. Colocámos uma publicação com uma imagem dos seus atributos, na página de Facebook da Equipa de Pesquisa a dizer "Se não conheciam, passam a conhecer. Um dos maiores craques da 1ª liga e com enorme potencial para se desenvolver no Football Manager...e realidade. Não tenham medo de apostar nele, não tem como enganar." De imediato surgiu um ataque por parte de um adepto do clube, a questionar a nossa qualidade como observadores, e que o jogador em questão tinha sido trocado por um melhor (Alfa Semedo), algo que nós não concordamos. Provavelmente já terá mudado de opinião. Maior falhanço? Talvez o Zé Gomes, mas até a própria estrutura do Benfica acreditava nele como uma futura estrela.

Chiquinho

Já alguma vez tiveram ‘feedback’ de jogadores? Ao estilo ‘podias ter metido um bocadinho mais de força no meu boneco…’?

Sim, já aconteceu, mas sempre num tom de brincadeira. O Diogo Jota, quando ainda jogava no Paços de Ferreira, costumava vir falar connosco e comentava que determinados atributos deveriam ser mais elevados. Aconteceu o mesmo com o Fábio Martins, que atualmente brilha no Famalicão. Há vários casos, até porque no nosso site entrevistamos regularmente jogadores profissionais, que também jogam Football Manager e uma das questões é exatamente essa!

Há muitos anos, quando ainda estava lá o Chieira, eu tentei avaliar a equipa do Olivais e Moscavide. Mas não resisti a inventar dois jogadores (meus amigos) superexagerados. E fui corrido do projeto… Sabem de casos do género?

Surgiu-nos um caso idêntico na altura da elaboração da base de dados para o FM 2017, numa equipa de primeira liga. No entanto, lamentámos desiludir os verdadeiros fãs destes pseudo-craques mas... mais nenhum caso idêntico ao de Tó Madeira poderá acontecer. Ao longo dos anos a Sports Interactive foi desenvolvendo ferramentas na própria BD que nos permite encontrar com um certa facilidade jogadores com capacidades ‘adulteradas’ que possam ter sido criados pelos nossos assistentes, como foi o caso dele.

FM2020

Quais as maiores dificuldades do vosso trabalho?

Há várias dificuldades que ao longo do tempo acabámos por arranjar formas alternativas de conseguir superá-las, no entanto, a destacar a principal diríamos que é a relação existente com os clubes: é bastante diminuta e complicada de se obter. A vasta maioria não disponibiliza as informações (desde as mais simples às mais complexas, como os nomes do staff médico) da forma desejável e expectável pelo que a nossa 'boia de salvação' acaba por ser sempre a obtenção de informação pelas diversas outras vias existentes. Outra prende-se com a quantidade de informação para atualizar e a falta de tempo para tal. Férias de verão? Não sabemos o que é isso desde que assumimos o cargo. Todo o tempo livre do Verão é passado em frente do computador, a atualizar a base de dados.

E as maiores alegrias?

Finalmente temos a base de dados que ansiámos quando éramos apenas meros jogadores de FM. Por outro lado, o poder de ver exposta a ‘caixinha’ de cada nova edição nas lojas! É um trabalho de toda uma equipa que nos ajuda imenso nesta árdua tarefa de melhorar e fazer evoluir ano-após-ano e cada vez mais a base de dados de Portugal, pelo que acredito que eles - tal como nós - têm um orgulho enorme em sentir que naquela caixinha se encontra um 'pedacinho de nós': horas de trabalho em prol de duas paixões que une todos os que em frente a ela param: o FM e o Futebol.

Percurso a cumprir

Depois de tanto trabalharem na base do jogo acabam por ter paciência para depois o jogar?

Já lá vão os tempos em que estávamos noites inteiras a jogar Football Manager! Saudades desse tempo. (risos) Atualmente o tempo a editar a base de dados é muito superior ao de jogar, pelo que optámos por investir parte do tempo que teríamos para jogar a verificar possíveis falhas ou pontos a corrigir, por forma a termos sempre a base de dados na melhor versão possível a cada nova época. É esta a nossa grande motivação!

Aproveitem agora para promover o jogo e também as vossas redes sociais ou projetos que queiram partilhar, de forma a que todos vos possam seguir.

Gostaríamos de partilhar com todos os fãs do FM o website da equipa da Pesquisa Oficial Portuguesa: FMPortugal.net. Aqui partilhámos todas as novidades para cada nova edição, curiosidades (tais como wonderkids, os melhores jogadores ‘livres’, entre outros), entrevistas com jogadores e staff técnico de equipas profissionais que partilham connosco histórias sobre este bichinho que também lhes move…entre muitos outros artigos, sempre relacionados com o Football Manager. Visitem-nos!

Desenvolvimento

Para terminar, uma provocação – Com toda a vossa experiência, acham que o João Félix vale mesmo 120 milhões? Ele no jogo vem bom?

O jogador vale o preço que o clube comprador estiver disposto a pagar. Quando se tratam de contratações cirurgicas, não há preço limite. Há poucos anos, muita gente riu-se do preço do Virgil van Dijk, por ser extremamente elevado, comparativamente com os valores praticados na época. No entanto, o Liverpool encontrou um alvo, e pagou o que achou necessário para ficar com ele. Hoje em dia é talvez o melhor central do mundo e ficou barato. O João Félix é um jogador diferenciado, com um potencial extremamente elevado. Certamente que irá provar aos críticos, toda a sua qualidade. Com isto dito, obviamente que será um dos maiores wonderkids da nova edição do Football Manager.



Para mais conteúdos de FIFA, PES e muitos outros videojogos, segue o Rei do Gaming e subscreve:

Home - https://mmanorecord.wixsite.com/kingseixas                                                                 
Facebook - https://www.facebook.com/JoaoTheKingSeixas/                                                                  
Instagram - https://www.instagram.com/reidogaming/                                                                 
YouTube - https://www.youtube.com/c/SeixasReidoGaming                                                                  
SoundCloud - https://soundcloud.com/seiixas     

Por João Seixas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Record Gaming

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0