Estivemos na estreia do mais recente filme a apostar no universo dos videojogos
Nos últimos tempos temos assistido a uma grande aposta da Playstation na adaptação de alguns dos seus jogos aos grandes ecrãs. Desde uma das melhores séries de 2023 - 'Last of Us' - até um título que deixou muito a desejar na sua adaptação cinematográfica, como foi o caso de 'Uncharted'.
Agora, chega-nos ao grande ecrã 'Gran Turismo', um dos jogos mais populares do sector e um 'must' para os amantes de corridas, definido pelo seu realismo em todo o seu ser.
Este filme retrata a história de Jann Mardenborough (interpretado por Archie Madekwe), um jogador excelente de Gran Turismo, cujo sonho é tornar-se um piloto profissional. Criticado pelo pai, que acha o hobby um desperdício de tempo e que o filho devia ser realista e pensar seriamente no seu futuro, o miúdo parece ter outros planos... e bem definidos.
Curiosamente, ao mesmo tempo que tudo isto acontece, o executivo de Marketing da Nissan, Danny Moore (interpretado por Orlando Bloom), surge com uma ideia revolucionária de criar a 'academia GT', um projeto vanguardista focado em tornar os melhores jogadores de Gran Turismo do mundo em verdadeiros pilotos nas pista reais.
Um filme que conta com o próprio Kazunori Yamauchi (o criador de Gran Turismo), conhecido pela sua obsessão com o realismo nos seus jogos, e Jann Mardenborough (sobre quem é o filme) como produtores executivos. Por tudo isto, estamos perante um filme que prometia subir a fasquia no que diz respeito aos filmes de corridas.
Tinha tudo para dar certo… mas não foi o caso
Um filme que, independentemente de tudo o resto, está visualmente espectacular, ficando rapidamente envolto numa narrativa repleta de clichés e uma linha temporal dispersa que deixa o espectador a desejar por mais.
Por entre os pingos da chuva assistimos ao processo real da criação do jogo Gran Turismo, desde a formulação das pistas até ao desenvolvimento dos carros. E vamos mais longe, tocando até o mais ínfimo detalhe, como é o caso dos inúmeros testes em pista para obter o máximo de realismo… Detalhes que importam mas que não foram suficientes para ultrapassar o típico filme de corridas.
Feitas as contas, não podemos deixar de nos identificar com a mensagem do filme - querer seguir os nossos sonhos de forma férrea, mesmo quando nos dizem que não são realistas e que nos devemos ficar pelo que é seguro. Outro cliché… baseado em factos verídicos.
Crónica: ByNunoMC
Mais um episódio do videocast do Record Gaming
Mais um episódio do videocast do Record Gaming
Mais um episódio do videocast do Record Gaming
Mais um episódio do videocast do Record Gaming
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo