Ajudou Portugal a levantar o título europeu em 2016, pendurou as chuteiras e agora prepara-se para voltar a brilhar nos relvados virtuais
Mágico como o Harry Potter, refinado como a sua trivela e vintage como um Mustang. Não há nenhum apaixonado por futebol que, após ler esta pequena descrição, não saiba de quem estamos a falar. Pois claro, trata-se de Ricardo Quaresma. Herói para milhões de portugueses depois de ter sido fundamental na conquista do Euro'2016 por Portugal, o ex-internacional vai agora espalhar magia no popular videojogo de futebol virtual EA FC 26. A EA Sports homenageou o campeão europeu, introduzindo-o como um dos 'Heróis' da edição que foi oficialmente lançada a 26 de setembro. Em entrevista exclusiva ao Record Gaming, o antigo jogador de Sporting e FC Porto, entre outros, assumiu sentir-se "feliz" pelo reconhecimento da produtora, até porque, mais do que um desejo seu, era também uma vontade do filho, Ricky.
"Feliz por fazer parte de um grupo de jogadores que fizeram história no mundo do futebol, por poder ainda aparecer em alguns momentos para estes jovens que estão a crescer, de modo a que eles também tenham a oportunidade de saber quem eu sou e aquilo que fiz. Estou feliz por fazer parte do lote jogadores fantásticos que estão envolvidos neste projeto", sublinhou, assumindo que o filho "está mais contente" agora porque finalmente vai poder jogar com o pai no FC 26: "Nunca fui muito agarrado a jogos, gosto mais de ter a bola no pé, mas sim, de vez em quando estou a vê-lo jogar - eu não jogo. Ele gosta de estar atento a quem está ou não está [no jogo], à pontuação de cada um e a todo esse tipo de coisas que hoje em dia os jovens estão muito atentos".
Ausente do EA FC (antigo FIFA) desde 2022, altura em que realizou a última temporada como profissional no V. Guimarães, Ricardo Quaresma poderá agora 'voltar' para o Ultimate Team de milhares de utilizadores, especialmente o de Ricky Quaresma. "A reação dele foi 'estava a ver que nunca mais'. Estava sempre a chatear-me, a dizer-me que eu não estava no jogo. Eu dizia-lhe que ia tentar entrar outra vez. Agora já está mais contente porque já vai poder jogar comigo", confessou, entre risos, o ex-internacional luso.
Apaixonado por tatuagens e um vaidoso assumido, quisemos saber mais pormenores sobre um eventual novo processo de captação de imagens e quão detalhado poderá estar o corpo de Ricardo Quaresma no regresso ao videojogo da EA Sports. "Se não estiver tudo certinho, vou reclamar", garantiu, embora em tom de brincadeira, frisando que ainda não sabe como irá aparecer em mundo virtual. "Ainda vou ver como estão ou não estão as tatuagens."
Ausente do cenário competitivo, Ricardo Quaresma continua muito inserido no mundo do futebol. Seja com presenças em torneios internacionais ou em jogos de cariz solidário com outras grandes figuras do futebol mundial, o antigo internacional português continua a tratar a bola por 'tu' a cada dia que passa, mas não esconde que este momento, de maior liberdade - pessoal e profissional -, lhe assenta que nem uma... chuteira.
"Estou feliz com esta nova fase da minha vida. Tenho tido tempo para a minha família, também tenho tido alguns jogos, portanto, nunca estou parado. Faço aquilo que quero e me apetece, sem regras, sem ninguém mandar em mim. Enquanto no futebol era diferente - tens regras e sempre alguém a mandar em ti. Mas hoje em dia posso fazer aquilo que quero sem ninguém mandar em mim, até porque não gosto muito que mandem em mim", garantiu.
Antigo extremo é uma figura incontornável do clube de Istambul, que quer ver reerguido já na próxima época
Ajudou Portugal a levantar o título europeu em 2016, pendurou as chuteiras e agora prepara-se para voltar a brilhar nos relvados virtuais
Popular cantor transformou-se no perigoso Bawma
Joga a campanha gratuitamente este fim de semana
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam