Oeste Retro Games Festival: Falámos com o 'pai' do evento

João Figueiredo destaca as grandes apostas desta 3.ª edição

Nos dias 13 e 14 de Abril de 2019, a Lourinhã vai ser palco de mais um evento dedicado ao mundo dos videojogos com a terceira edição do Oeste Retro Games Festival. São mais de 2.000m2 de exposição com atividades, competições de gaming, postos de experimentação de videojogos, craft’s, Pop Figures e Merchandising. Animação e diversão não vão faltar, no evento que terá lugar, uma vez mais, no pavilhão polidesportivo da Lourinhã, junto ao estádio municipal. 

Estivemos à conversa com João Figueiredo, uma espécie de ‘pai’ deste grande evento, para percebermos aquilo com que podemos contar a partir de dia 13 de abril.

1. Já não é a primeira edição do evento e se continua é bom sinal. Que balanço fazes do que já aconteceu e o que podemos esperar de mais uma edição?

Sim é verdade, esta já é a terceira edição e olhando para trás a evolução do primeiro para o segundo evento foi enorme em todos os aspectos e esta nova edição embora tenha aproximadamente a mesma dimensão física da edição anterior, surge com um leque de actividades maior e mais focada no retrogaming, desde o inicio do ORGF que era este o objectivo e este ano conseguimos elevar o evento ao que foi desenhado inicialmente e podemos afirmar que o ORGF é actualmente o maior evento dedicado ao retrogaming do país.

2. Como tem sido o apoio das autoridades e parceiros locais? Tens sentido apoio ou a região podia ainda envolver-se mais no Gaming?

O apoio que temos tido tem sido o melhor possível, não só por parte das entidades que apoiam o evento como também pelas empresas que marcam presença ano após ano no ORGF, criar um evento desta natureza tem as suas dificuldades e sendo este descentralizado torna ainda o desafio maior.

3. O crescimento do Gaming e eSports é uma realidade. Que mudanças destacas, por exemplo, nos últimos 5/10 anos? Mais gente? Mais aposta de patrocinadores, de escolas, de entidades?  

Na ultima década a evolução do gaming foi muito intensa e dos esports nos últimos cinco anos claramente revolucionou e abriu uma nova geração no mundo do gaming. Olhando a nível global cada vez mais o gaming está associado à competitividade e com ela os patrocinadores e entidades são mais e maiores. Ainda associado a esta evolução vemos crescer paralelamente um aumento de developers, estou convicto que ainda irão existir grandes mudanças no mundo do gaming nos próximos cinco anos.

4 - Como convencerias alguém a deslocar-se à Lourinhã para o Festival? O que vamos ter disponível?

O Oeste Retro Games Festival oferece aos visitantes a possibilidade de ver em primeira mão a evolução do mundo dos videojogos, irá estar disponível para o público todas as gerações de consolas, desde as 'pong' de 1ª geração as consolas actuais, passando pelas arcades e os esports e VR's, alem de cerca de 20 torneios que irão decorrer no evento em diversas plataformas e de diferentes gerações, irá ser possível estarem mais de 150 pessoas a jogar em simultâneo somando ainda a hipótese de conhecer alguns developers nacionais, cosplayers, youtubers, kpop, bordgames e torneios de traiding cards. Em suma estamos perante um evento para todos os gostos e idades.

5 - Para terminar, como começou a tua relação com o Gaming e o que ainda esperas detsa aventura?

O meu primeiro contacto com jogos foi com uma Spectrum 128k que rapidamente passou para consolas de 16 bits com os "beat em up" mas só bastante mais tarde ganhei a paixão pelos RPG's já em 32 bits que anda são hoje são a minha preferência, actualmente sou coleccionador de retro e é um dos motivos para o qual me dá tanto gosto organizar este evento. Nesta aventura em que tenho a oportunidade de juntar amigos e fazer novas amizades com os mesmos gostos só posso esperar bons resultados.

Para mais conteúdos de FIFA, PES e muitos outros videojogos, segue o Rei do Gaming e subscreve:

Home - https://mmanorecord.wixsite.com/kingseixas        
Facebook - https://www.facebook.com/JoaoTheKingSeixas/        
Instagram - https://www.instagram.com/reidogaming/        
YouTube - https://www.youtube.com/c/SeixasReidoGaming        
SoundCloud - https://soundcloud.com/seiixas      

Por João Seixas
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Record Gaming

Notícias

Notícias Mais Vistas

Copyright © 2020. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.