Jogo da Sony será lançado a 7 de dezembro e a expectativa... é enorme
O jogo do ‘bicho-fofo’ será um dos grandes lançamentos do Natal 2016 e a expectativa entre os ‘gamers’ é grande. Será que The Last Guardian vai corresponder a toda esta pressão, ou será que iremos assistir a mais um fenómeno ‘No Man's Sky’?
Anunciado no longínquo ano de 2009 (vá… não foi assim há tanto tempo, mas nesta questão dos jogos 7 anos equivalem quase… a 100 anos) a ‘obra-prima em potência’ de Fumito Ueda apresenta-nos Trico, uma espécie de gato-cão-galinha, que é, sem dúvida, o centro de toda a narrativa. A interacção com este animal de dimensões gigantescas abre a porta à evolução do jogo, através de uma jogabilidade na 3ª pessoa e a ultrapassagem de plataforma e a resolução de puzzles.
O maior receio é de que The Last Guardian seja um jogo demasiado redutor na sua jogabilidade e um pouco ‘infantil’. Vivemos o tempo dos gigantescos "open-worlds" e se a aposta da Sony não corresponder a esta exigência… poderá ser rapidamente atirada para a pilha dos jogos ‘a rever’… quando já esgotarmos as restantes alternativas. No entanto, ao que tudo indica e pelas amostras disponibilizadas, a genDESIGN, a Team ICO e a SCE Japan Studio (o trio responsável por trazer à luz do dia este jogo) seguiram o caminho mais longo, mais difícil, mas potencialmente mais próximo da perfeição. Esperemos que assim seja…
Uma das premissas que transmite ainda mais expectativa à enorme espera por The Last Guardian são os seus dois antecessores: Ico e Shadow of the Colossus são jogos de uma beleza impar, assentes em histórias misteriosas, mas com uma enorme sensação de prazer que é dada ao jogador. São jogos feitos com e para as emoções do utilizador e, se The Last Guardian seguir este caminho (como tudo indica), a receita estará destinada ao sucesso.
Graficamente, o jogo parece perfeito. A banda sonora é muito atractiva e, segundo os mais recentes rumores, estamos a falar de um jogo com uma durabilidade acima do normal. Fumito Ueda (também ele criador de Ico e Shadow of the Colossous) admitiu, numa recente (e pouco usual) entrevista que está "nervoso com o lançamento do jogo". Não será para outra coisa!
Mas a 7 de dezembro (data do lançamento de The Last Guardian), logo veremos se estamos perante um flop ou então… uma obra-prima. Não parece haver meio-termo para este jogo.
Três décadas de inovação, criatividade e experiências inesquecíveis
Do Japão rural do século XVII para a sua mesa
PlayStation 5, PlayStation 4, Xbox Series X|S, Xbox One, PC, Amazon Luna e Nintendo Switch 1 e 2
Alan Wake II, Goat Simulator 3 e Cocoon fazem parte da lista
Mjällby surpreende a concorrência e lidera com 11 pontos de vantagem
Antigo jogador reconhece que está "preocupado" com os desempenhos do Manchester United
Fala pela primeira fez, sem tabus, do ano de 2001, quando foi afastado das Antas, para dar lugar ao treinador de Setúbal
Derrota do Manchetser United volta a levantar dúvidas em torno do treinador português