1/6
Modelo crucial para a Toyota, o Corolla recebe agora novo elemento numa ‘família’ que já contava com as versões berlina, carrinha e ‘sedan’. Chama-se Cross e tem configuração SUV, ocupando lugar entre o CHR-R e o RAV-4.
A aposta da Toyota não surpreende. Os SUV continuam a seduzir clientes por toda a Europa e o segmento em que está englobado (C) é um dos mais ativos e que maior atenção recebe – 41 por cento das vendas. O novo Corolla Cross entra em ação com versão de duas rodas motrizes e servida pela mais recente geração (a 5ª) do sistema híbrido que a marca japonesa vem aplicando há muito tempo.
As linhas exteriores procuram exaltar a robustez e o ambiente a bordo junta a vertente da utilização familiar a opções discretas – sem descurar a tecnologia, aplicada no novo painel de instrumentos (12,3") e no ecrã tátil (10,5") do sistema multimédia, em posição flutuante a dominar a consola central. Sem concessões na qualidade de construção, materiais e alguns elementos só variam em função dos níveis de equipamento disponíveis – três.
Uma vez ao volante, o condutor sabe que vai lidar (nesta versão que abre a carreira do Corolla Cross) com a 5ª geração do sistema híbrido da Toyota. Motor a gasolina 2.0l aliado a motor elétrico, para potência combinada de 197 cv. A marca manteve, sem surpresa, o recurso à caixa de velocidades CVT, mas trabalhou na insonorização e nas respostas – agora mais impressivas e eficazes – ao momento em que carregamos no acelerador.
O Corolla Cross tem três opções de condução – selecionáveis a partir de botão junto ao manípulo da caixa de velocidades - e não dispensa o chamado ‘modo B’, para maior regeneração da energia. A média de consumo anunciada pela Toyota não será difícil de obter. O ‘test-drive’ que tivemos oportunidade para fazer (com autoestrada incluída) ficou ligeiramente acima dos 6l/100 quilómetros.
Disponível a partir do próximo mês (as encomendas abriram em setembro), o Corolla Cross está apto para carreira interessante num segmento onde a concorrência é forte, numerosa e também ela já substancialmente eletrificada.
Segurança e conetividade
A atenção da Toyota aos gostos e tendências europeias encontra expressão no novo ‘cockpit’ digital de 12,3 polegadas do Corolla Cross. Este painel de instrumentos é configurável e detém informação sobre consumos, sistema híbrido e navegação, completando a missão do ecrã tátil que agrega também a conetividade – presença natural de Apple Car Play e Android Auto.
O novo SUV reúne ainda a última geração do sistema ‘Toyota Safety Sense’ – segurança ativa e passiva -, que pode ser atualizado automaticamente ‘over the air’. Entre as funções do sistema encontramos, por exemplo, assistência inteligente em cruzamentos; assistência ativa no estacionamento ou deteção traseira de aproximação de veículos com assistência à travagem.
Está ainda disponível um airbag central dianteiro, que protege os ocupantes dos lugares da frente de colidirem um com outro em caso de embate lateral.
Por Paulo Renato SoaresOs oito fundadores da organização, que eram conhecidos como “os da capital”, tinham fama de serem “maus no crime e bons na bola”
A seguir na Ligue1: um 'senhor 50 M€' e dois talentos precoces
Record apresenta três jovens a seguir em Itália na próxima época
Investidor estará presente no Thinking Football Summit 2024
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Médio internacional português, de 32 anos, está muito perto de deixar o Besiktas e rumar ao emblema de Atenas
Sem opção de compra
Antigo internacional inglês analisa momento do Manchester United
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham