Espeleologia: Grutas e cavernas para fugir do calor

No dia mais quente do ano mantenha-se fresco e visite as grutas mais espetaculares do país

No Parque Natural da Arrábida encontra grutas com diferentes graus de dificuldade. A Lapa do Fumo é a mais acessível e tem a particularidade de exibir escavações arqueológicas; já as de acesso mais complexo, como a Gruta do Meio, implicam breve formação.

Rica em pontos de interesse subterrâneos é a área entre o Oeste e a zona Centro. Por exemplo, no Parque Natural das serras de Aire e Candeeiros menos de mil metros separam as Grutas de Santo António, onde estalactites e estalagmites aparecem ligadas a pequenos lagos naturais, das Grutas de Alvados, com uma área visitável de 6 mil metros quadrados.

Continuando pelo Centro, em São Mamede as galerias naturais, estalactites e estalagmites das Grutas da Moeda podem ser visitadas durante o ano todo. As grutas estendem-se por 350 metros, têm 45 de profundidade e ficam a 15 minutos da Batalha e a dois quilómetros de Fátima.

Na Serra de Mira de Aire, na que é considerada a catedral subterrânea de Portugal, há 11 quilómetros de gruta por explorar. Curiosamente, são também 11 quilómetros que separam a Gruta de Mira de Aire das Grutas da Moeda.

Por fim, na ilha do Pico, nos Açores, a Gruta das Torres é a que oferece melhores condições de segurança e de acompanhamento dos visitantes. Tem 5 quilómetros de comprimento, é um dos maiores túneis lávico da Europa – afinal há um vulcão na ilha – e o seu interior permite um passeio de 500 metros, com percurso predefinido, e diferentes tipos de estruturas lávicas para observar e evitar a temperatura à superfície.

Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Record mais

Citroën C4: Identidade renovada

O novo modelo da marca francesa para o segmento C (familiares compactos) chega no final do ano. Há motorizações gasolina, Diesel e versão elétrica

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0