 
O utilitário francês foi renovado e a versão híbrida de 145 cv reflete eficácia nos consumos
 
                         
                         
                             
                             
                     
                    O Clio tem já três décadas de mercado e as 16 milhões de unidades comercializadas desde 1990 retiram dúvidas quanto à importância do modelo do segmento B (utilitários) para a estratégia da Renault. A recente renovação da marca francesa atende ao 'design', mas acentua o caminho da eletrificação – com a aposta numa versão 'full-hybrid'.
A escolha da Renault para este rejuvenescimento do Clio não avançou para mexidas radicais no 'design'. A quinta geração tem diferenças para o anterior, mas os traços distintivos são o reflexo da aplicação da nova linguagem estilística da marca. É assim, por exemplo, com o novo logo a dominar uma secção dianteira redesenhada e onde a assinatura luminosa mostra também como será o futuro de outros modelos Renault.
Os traços esculpidos e a secção traseira, também adornada com o novo logo, completam o conjunto que mantém a identidade do Clio. O novo nível de equipamento ‘Esprit Alpine’ acrescenta pormenores diferenciadores e noção de dinamismo – como é o caso das jantes de 17 polegadas, ou do interior, onde há materiais reciclados e, ponto de honra, ausência de couro. O novo ecrã digital (7 ou 10 polegadas) e o ecrã tátil em posição vertical (como um ‘tablet’) sublinham o elemento tecnológico, ajudando a ambiente simples mas eficaz. Mais uma vez, a versão 'Esprit Alpine' acrescenta detalhes que sugerem ambiente desportivo.
A Renault não alterou nas dimensões. Mantêm-se os 4,05 metros de comprimento e o espaço a bordo, adequado a modelo do segmento B. A escolha das motorizações não descurou opções a gasolina ou solução com GPL, mas apostou num sistema híbrido (E-Tech) refinado após a estreia em 2020. Trunfo importante e que é escolha racional.
        Consumos reduzidosA oferta de motorizações do novo Clio inclui versão a gasolina com 90 cv de potência e versão gasolina + GPL, com 100 cv, mas a 'estrela' é a opção 'full hybrid'. A tecnologia que a Renault apelida de 'E-Tech Hybrid' (resultante da experiência na Fórmula 1) associa um motor a gasolina 1.6l a um motor elétrico para potência combinada de 145 cv.
    
O sistema, apoiado por caixa de velocidades multimodo, integra gerador de arranque de alta tensão de 18 kW e bateria 1,2 kWh, permitindo o arranque em modo elétrico e circulação até 80 % do tempo também em modo elétrico.
O consumo anunciado é de 4,2 litros/100 km e o contacto que tivemos oportunidade para fazer na região de Bruxelas – incluindo trânsito urbano, estrada e autoestrada – fixou valores muito próximos (4,6l) dos reivindicados pela Renault. Será provavelmente a solução mais racional, até em função dos preços definidos pela marca e que já observam os sistemas de segurança e auxílio à condução.
KIA EV9
O SUV de sete lugares que vai posicionar-se no topo da gama da Kia já pode ser reservado. Há dois níveis de equipamento e os preços vão começar nos 79.052 euros para particulares. O EV9 pode ter 204 cv ou, na versão mais potente e com tração integral, 385 cv. A autonomia ronda os 540 km
Os oito fundadores da organização, que eram conhecidos como “os da capital”, tinham fama de serem “maus no crime e bons na bola”
A seguir na Ligue1: um 'senhor 50 M€' e dois talentos precoces
Record apresenta três jovens a seguir em Itália na próxima época
Investidor estará presente no Thinking Football Summit 2024
Martin O'Neill estava reformado desde 2019 e tem um confronto mítico com um clube português no currículo
Antigo jogador dos red devils acredita na 4.ª vitória seguida amanhã, diante do Nottingham Forest
José Piedade não começou da melhor forma as audiências
Mulher do jogador pede que se denunciem posts e imagens que têm surgido na internet
 
                                
                             
                                
                             
                                
                             
                                
                             
                                
                            