A Asics prepara-se para colocar definitivamente no mercado a sua grande aposta para o que resta de 2025, com o lançamento de três novas sapatilhas, com uma evolução forte na saga Metaspeed. No final do mês, a 25 de julho, chegam às lojas as Metaspeed Sky Tokyo e Metaspeed Edge Tokyo, ficando reservado para agosto, no dia 12, o lançamento das Metaspeed Ray, o modelo mais inovador e leve da história da marca.
Comecemos pelos primeiros dois lançamentos. As Sky Tokyo e Sky Edge seguem a premissa já conhecida desta saga: as primeiras são para corredores que fazem do comprimento da passada a sua arma, ao passo que as segundas são indicadas para quem, ao invés, tem na cadência o seu estilo preferencial de corrida. A diferença principal está na forma como a placa de fibra de carbono está colocada na meia-sola, que acaba por influenciar a forma como a energia é devolvida. Isto num modelo que se coloca como um dos mais leves da marca, com apenas 170 gramas e um drop comum de 5mm (39.5mm/34.5mm).
Em comum a ambos os modelos está tudo o resto, nomeadamente a nova espuma FF LEAP e ainda a já conhecida FF TURBO PLUS, isto para lá do upper com MOTION WRAP 3.0 melhorado, que é leve, respirável e proporciona um ajuste seguro ao pé. E ainda a sola, com o composto ASICSGRIP.
Quanto às Metaspeed Ray, surgem em teoria como uma resposta direta às adidas Adizero Adios Pro Evo 2, pelo menos no que ao peso diz respeito. Ambas estão situadas nas 130 gamas e apresentam-se por isso como uma opção ultraleve para competição. Por serem tão leves, são também uma arma para corredores com uma técnica apuradíssima, nomeadamente aqueles que aterram com o antepé. A grande diferença em relação às Sky e às Edge reside no facto da meia-sola ser composta na totalidade pela espuma ASICS FF LEAP, que a marca japonesa diz ser a espuma mais leve, mais suave e mais reativa que a Asics alguma vez utilizou. Já a parte superior também ajuda nessa poupança de peso, nomeadamente pela utilização do Matryx, tecido com um material leve que mantém a leveza geral do modelo e garante um ajuste firme ao pé, mesmo a ritmos elevados.
Apelidadas de "Ray" como inspiração na velocidade de um relâmpago e no termo japonês 'Rei', que significa "zero" (aludindo à sua leveza), estas sapatilhas contam com a estrutura Dynamic Drop para transformar por completo a experiência de corrida. No caso, segundo a explicação da marca, a espuma FF LEAP transforma-se rapidamente com o impacto, gerando uma drop real muito maior do que os 5 mm que estão patentes nas especificações. Isso torna a corrida mais rápida e propulsiva, já que somos empurrados para a frente a cada passada - isto se tivermos uma mecânica de corrida apurada. Nota também para a sola exterior ASICSGRIP, que garante uma excelente tração mesmo em superfícies molhadas.
Modelo levou Jimmy Gressier ao recorde europeu dos 5 quilómetros
A nossa análise ao modelo da marca norte-americana
Prova este ano não contou com atletas africanos, mas não faltou interesse
Impressiona tanto pela qualidade como... pelo preço
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos
Somou dois empates e nove derrotas em 11 jogos
Eder Smic Valencia está prestes a mudar-se para a MLS
Interrogatório do Hungria-Portugal
Foi assim que vivemos um dia de fecho de mercado animado até ao último segundo