A dupla sub-20 da Etiópia que está a dar que falar

Dinkalem Ayele e Getnet Yetwale causam polémica nos Mundiais de crosse

Os dois atletas na foto acima chamam-se Dinkalem Ayele e Getnet Yetwale, são da Etiópia, e participaram este fim de semana nos Mundiais de crosse, que se realizaram na cidade dinamarquesa de Aarhus. Até aqui... nada de anormal. O menos esperado, pelo menos por aquilo que se tem lido nas redes sociais e páginas especializadas de atletismo, é o facto de esta dupla etíope ter participado na prova de... Sub-20!

Sim, é verdade. De acordo com os dados da IAAF, ambos os atletas nasceram em dezembro de 2000, pelo que à data desta prova ainda tinham 18 anos... Um dado que acabou por fazer levantar suspeitas sobre ambos, até porque a sua aparência física denota uma idade mais avançada. Ainda assim, imunes a toda a polémica, os dois atletas acabaram a prova na Dinamarca com bons registos: o primeiro foi 11.º colocado, com 24:36, ao passo que o segundo foi 21.º, com 25:53.

De notar, por fim, que esta não é a primeira vez que uma situação deste género sucede no atletismo ou até mesmo no desporto em particular. No ano passado, por exemplo, os Mundiais de atletismo de Sub-20 ficaram marcados pela polémica em torno da também etíope Girmawit Gebrzihair, ao passo que no futebol um dos casos mais conhecidos é o de Joseph Minala, que segundo os registos atualmente tem 22 anos.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
SUBSCREVA A NEWSLETTER RECORD GERAL
e receba as notícias em primeira mão

Ultimas de Record Running

Notícias