Atleta portuguesa concluiu prova catalã em 2:27:22
A portuguesa Carla Salomé Rocha foi este domingo 6.ª colocada na Maratona de Barcelona, com 2:27:22, uma marca que fica 32 segundos aquém do objetivo definido pela própria, as 2:26:50 que valeriam qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris.
Naquela que era a sua 9.ª maratona, a atleta portuguesa de 33 anos passou à meia maratona em 1:12:54, bem dentro do tempo que necessitava para se qualificar, mas na fase final, particularmente dos 35 em diante, perdeu segundos valiosos que comprometeram a obtenção do seu objetivo. No final, como se pode ver pelas fotos acima, não escondeu a desilusão por ter ficado tão perto da marca sonhada.
Com apenas mês e meio até ao fecho da janela de qualificação, Salomé Rocha não deverá voltar a tentar correr uma maratona, pelo que o objetivo de participar nuns terceiros Jogos Olímpicos terá caído por terra. Desta forma, continuam a ser apenas Samuel Barata e Susana Godinho os portugueses com apuramento garantido para a maratona olímpica.
Relativamente às contas da vitória, o pódio feminino foi totalmente etíope, com Degitu Azimeraw a ganhar em 2:19:52, à frente de Shuko Gemeno Wote (2:21:35) e Meseret Meleka (2:22:58). Nos homens ganhou Tadesse Abraham, com 2:05:01 que são um novo recorde nacional suíço. Fecharam o pódio Collins Kipkurui (2:06:44) e Edmond Kipngetich (2:07:21).
Ugandês chegou a andar dentro do ritmo de recorde mundial
Campeão do Mundo dos 1.500 metros continua em grande forma
A nossa análise ao modelo polivalente da marca norte-americana
Atleta português assume que o principal objetivo era voltar a competir
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos