Txus Cañas tinha previsto participar na prova que acabou por ser cancelada
Tal como muitos de nós, Txus Cañas viu-se afetado pelos cancelamentos e adiamentos de provas por causa do coronavírus, mas ao invés de 'chorar' pelo facto de ter treinado para nada, o atleta espanhol decidiu que o dia da sua prova era mesmo para correr os quilómetros que tinha planeados. Assim, tendo visto a Maratona de Roterdão adiada de 5 de abril para 25 de outubro, este atleta de 43 anos decidiu fazer uso da sua passadeira e foi ali que, seguindo o que tinha planeado, fez os 42,195 quilómetros.
"Treinei durante meses para a prova e, quando se suspendeu pela Covid-19, procurei alternativas noutras maratonas que seriam depois. Mas depois de ver que não havia, decidi correr na passadeira", explicou o corredor espanhol, em declarações ao portal Soy Corredor.
E não se pense que, por ser em passadeira, Txus Cañas tirou o pé do acelerador. Nada disso! "Acabei a prova em 2:55 horas. Fui totalmente regular. Pus a passadeira a 14,4 km/h, o equivalente a 4'10/km e fui a essa velocidade até aos 39k. Depois disso aumentei um pouco, mas nada de mais", explicou o corredor espanhol, que nesta sua maratona especial teve também abastecimentos especiais.
"Coloquei na passadeira uns dois geis e uma garrafa de água de um litro. Tomei os geis aos 20 e 30 quilómetros e bebi água de forma regular a cada 4 a 5 quilómetros. Na passadeira desidratas muito mais rápido e tens de beber mais", referiu o atleta basco, que conta com os "modestos" recordes pessoais de 1:16 horas à meia maratona e 2:42 à maratona.
A finalizar, Cañas revelou ainda um dos seus segredos para superar este desafio: a música. "Utilizei uma playlista feita por uma amiga que também corre. Entre as músicas que tinha posso destacar duas dos AC/DC, como Thunderstruck ou Highway to Hell, sem esquecer a mítica Eye of the Tiger".
Prova irá realizar-se este domingo
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Modelo maximalista da marca procura cimentar o seu espaço
Nem mesmo o mau tempo impediu a ação com animação e prémios
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam