Atleta queniano conseguiu bater a barreira que há muito era vista como impossível
Fez-se história no Mundo do atletismo. Eliud Kipchoge é a partir deste sábado o primeiro homem da história a conseguir correr a distância da maratona (os 42 quilómetros e 195 metros) abaixo da mítica barreira das duas horas, graças às 1h59m40 conseguidas esta manhã em Viena, na Áustria.
Num evento privado organizado especialmente para esta segunda tentativa (depois do breaking2, em 2017), o atleta queniano conseguiu finalmente quebrar a barreira que até há muito tempo parecia impossível, ao correr de uma forma praticamente perfeita, num ritmo médio de 2'50/km.
Relacionadas
Com uma incrível consistência ao longo de toda a corrida, muito por causa da ajuda das 'lebres' de topo que teve ao seu dispor, Kipchoge passou à meia maratona em 59:54, para depois fazer a segunda metade ainda mais rápido, em 59:46. Aliás, o queniano fechou a prova em sprint num total estado de êxtase, que era partilhado também pela última equipa de pacers que o ajudou.
De notar que este tempo histórico (que melhora em praticamente dois minutos o seu recorde oficial de Berlim, do ano passado) não poderá ser certificado como novo máximo mundial, já que não foi realizado num evento oficial da IAAF.
Recorde a transmissão do evento.
Prova irá realizar-se este domingo
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Modelo maximalista da marca procura cimentar o seu espaço
Nem mesmo o mau tempo impediu a ação com animação e prémios
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam