Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Região centro volta a receber centenas de atletas de trail e caminhantes a 27 de janeiro
No próximo fim de semana realiza-se a edição de 2019 do Louzantrail. Esta competição de trail running costuma acontecer no verão mas, desta vez, será em janeiro – isto porque Portugal recebe o Campeonato do Mundo de Trail Running em junho (será em Miranda do Corvo, entre 6 e 9 desse mês) –, o que obriga a mudanças.
"Por motivos de segurança, encurtámos a prova Ultra de 50 para 43 km", conta Hugo Rodrigues, um dos responsáveis pela organização do evento. Os dias mais curtos de inverno motivam a alteração. "Uma pessoa normal pode demorar 10 horas a completar a prova de 50 km, o que em janeiro significaria terminar já de noite. Estando na serra, havia o perigo de alguém se perder", justifica.
Pelo mesmo motivo, a prova de 43 km e 3.000 metros de desnível começa logo às 8 horas. A estimativa de Hugo é de que os primeiros cheguem à meta por volta das 12h30. "Um atleta de topo pode demorar 4h25 a chegar ao fim", acrescenta. Hugo recorda que a última pessoa a terminar a prova de 2018 demorou quase 12 horas. "Chegou cinco minutos antes de levantarmos a meta, mas foi o primeiro a inscrever-se para a prova deste ano", revela.
A prova Longo, de 29 km e 2.000 metros de desnível começa às 9 horas enquanto a Curta, de 16 km e 1.260 metros de desnível, arranca às 9h20. Há ainda uma caminhada de 10 km marcada para as 8 horas.
O trail é descrito como uma corrida pela Natureza que pode ter como cenário serras, montanhas e planícies, mas também caminhos florestais e trilhos. Deve ser realizado em percursos predefinidos e balizados com marcações.
No caso do Louzantrail, os atletas terão a oportunidade de descobrir as paisagens e locais icónicos da Serra da Lousã, como o Mirante, o Terreiro das Bruxas, as Grutas da Nossa Senhora da Piedade, o Castelo de Arouce, as Aldeias do Xisto e a vista magnífica do ponto mais alto da serra, o Trevim.
A primeira edição do Louzantrail aconteceu em 2000, ainda a prova era designada de Atletismo de Montanha e chamava-se Enduro Serra da Lousã. Repetiu-se nesses moldes mais um ano, em 2001, antes de entrar num longo interregno interrompido apenas em 2013. Desde então, não voltou a haver um ano em que os trilhos da Serra da Lousã não fossem percorridos por atletas de trail running.
Onde fazer
SERRA DA LOUSÃ
A festa do trail começa no sábado, dia 26, com a prova Rapozinhos, para jovens dos 8 aos 14 anos. Já a mítica competição de trail realiza-se no domingo, 27, com provas em três distâncias: 43 km, 29 km e 16 km. A qualidade dos trilhos e da oferta turística local são as apostas da organização para uma prova que tem vindo a receber cada vez mais atenção e procura por parte de atletas estrangeiros. Já os curiosos e não atletas poderão descobrir os trilhos da serra numa caminhada de 10 km, no dia 27.
Louzantrail
Louzanpark, Cacilhas, Lousã || 913 021 097 || http://louzantrail.com || 26 e 27 de Janeiro || Entre €12 e €45
Tatjana Pinto e Lorène Bazolo ficaram em 3.º e 5.º nos 60 metros, respetivamente
Prova foi integrada na Maratona do Funchal
Atleta do Sp. Braga revalidou título nacional de 10 km uma semana depois do recorde nacional
Atleta do Sporting conquistou nacional de 10 quilómetros
Rumores e confirmações nos principais campeonatos
Fabiana Edith Muñoz tem 42 anos, sofre de esquizofrenia e está a ser procurada pelas autoridades
Antigos internacionais portugueses tomaram posse esta quinta-feira
Viktor Onopko destacou-se pelo Real Oviedo na década de 90