Paulo Costa deixa claro que por agora tudo se mantém como programado
Numa altura em que várias provas têm sido afetadas pelo surto do coronavírus, com várias a terem de ser canceladas ou adidas, a organização da Maratona da Europa também segue atentamente os últimos desenvolvimentos, conforme confirmou ao nosso jornal Paulo Costa, Diretor Geral da Global Sport.
"Em total articulação com a Câmara Municipal de Aveiro e com o Turismo do Centro de Portugal tudo estamos a fazer para acompanhar ao detalhe a evolução dos acontecimentos relativos ao coronavírus. Para já, mantemos a data, até indicações em contrário", explicou Paulo Costa a Record.
Refira-se que a Maratona da Europa está agendada para dentro de um mês e meio, a 26 de abril, em Aveiro.
Atualização
Ao final da noite de segunda-feira, a organização da Maratona da Europa emitiu o seguinte comunicado:
"A Organização da Maratona da Europa - Aveiro, assumindo o sentido de responsabilidade que nos é exigido, continua empenhada na preparação de todos os detalhes que levem à realização da uma fabulosa e inesquecível segunda edição que, acreditamos, terá lugar em Aveiro no dia 26 de Abril de 2020, assumindo que perante o contexto atual da eminente pandemia causada pelo COVID-19, expõe o seguinte comunicado:
A Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou uma emergência de saúde pública de interesse internacional em relação ao COVID-19. Em resposta, e para impedir que o vírus se espalhe ainda mais, os governos de praticamente todos os países do mundo estão a adotar uma ampla série de medidas, incluindo limitações em feiras, reuniões, eventos desportivos e atividades escolares, além de restrições de viagens e entradas em alguns países.
Em total articulação com diversas Entidades Oficiais, do Governo de Portugal, das Câmaras Municipais de Aveiro e Ílhavo, e da Região Centro, a Organização da Maratona da Europa - Aveiro continua a monitorizar a situação de forma a seguir e implementar as diretrizes do Ministério da Saúde do Governo de Portugal.
Sendo este um dos projetos desportivos mais ambiciosos e impactantes da Região Centro de Portugal, a mês e meio do evento, continuamos fortemente empenhados na execução do plano definido para a organização da segunda edição da Maratona da Europa, com o absoluto compromisso, para com todos os participantes e parceiros oficiais, de que continuaremos a coordenar com as autoridade competentes todas as ações e exigências necessárias à realização do evento.
Com todo o sentido de responsabilidade, apelamos a todos os participantes que se mantenham informados sobre o impacto do surto nas suas localidades de origem e, por favor, sigam as recomendações do Governo Nacional de cada país e da Organização Mundial de Saúde para minimizar o risco.
Qualquer pessoa que viaja deve ser mantida informada sobre as atualizações das respetivas autoridades sanitárias nacionais e internacionais, tanto no ponto de origem como no destino, bem como com as políticas de viagens das companhias aéreas e diversos hotéis. Como sempre, os atletas devem monitorar a sua saúde pessoal adequadamente e não participar ou viajar para qualquer evento se não estiverem de boa saúde.
Recordamos igualmente que todos devem tomar as medidas de proteção higiénica recomendadas pela OMS e que podem ser encontradas aqui: www.who.int/emergencies/diseases/novel-coronavirus-2019/advice-for-public
Para obter informações atualizadas sobre o Covid-19, consulte o site oficial www.who.int e o site SNS24 do Ministério da Saúde do Governo de Portugal https://www.sns24.gov.pt/tema/doencas-infecciosas/coronavirus/covid-19/
Convictos de que tudo se irá normalizar e de que iremos assistir a uma inesquecível realização desportiva, ficamos totalmente ao dispor de todos os participantes para qualquer esclarecimento adicional."
Detentora do recorde mundial da maratona feminina admitiu uma violação das regras
Modelo da marca norte-americana surge com muitas novidades
Provas correm-se no próximo fim de semana
Marca espanhola é a patrocinadora técnica da prova da Invicta
Josko Gvardiol era pouco utilizado nos escalões de formação do Dínamo Zagreb e ponderou outras opções
Subdiretor de Record avalia últimas declarações do treinador do Benfica sobre o plantel
Entrevista ao candidato a vice-presidente das modalidades na lista de Rui Costa