Para poder usar esta funcionalidade deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site do Record, efectue o seu registo gratuito.
Percurso de Brasov tinha menos 25 metros
Seguir Autor:
Afinal, a marca que Samuel Barata conseguiu há duas semanas em Brasov, na Roménia (27.45 minutos), não pode ser considerada como recorde nacional dos 10 quilómetros. Tudo porque, depois da medição pós corrida, percebeu-se que o percurso não tinha efetivamente os 10 quilómetros, mas sim 9.975 metros (faltavam 25 metros). Uma diferença marginal, que retira ao atleta português, de 30 anos, a chance de escrever o seu nome na história do atletismo nacional. Pelo menos para já.
A Record, Samuel Barata assumiu-se "triste" por ter visto uma oportunidade de fixar um recorde nacional ir "por água abaixo", até porque "é difícil estar nesta forma e encontrar uma oportunidade competitiva para obter resultado". Ainda para mais quando, considerando o ritmo médio que trazia e a distância em falta, o recorde nacional não lhe escaparia. Em teoria, Barata teria demorado 4 a 5 segundos a fazer a distância em falta, pelo que, feita a correção, a marca rondaria os 27.50 minutos, 21 segundos mais veloz do que o registo de Fernando Mamede - que, desta forma, continua a valer como recorde nacional (28.11 minutos, em Londres 1985).
Apesar deste contratempo, Samuel Barata não baixa a cabeça e já tem o foco apontado ao que aí vem. "Não vou desanimar e vou continuar a trabalhar. Para a próxima semana há uma oportunidade na meia maratona", acrescentou o atleta, que no próximo domingo representará Portugal no Mundial de Estrada. Uma prova na qual, como confessou a Record, vai tentar quebrar o máximo histórico nacional, na posse de Luís Jesus (60.56).
Note-se que, além do recorde de Samuel Barata, também fica sem efeito a marca da queniana Agnes Jebet Ngetich, que na mesma prova tinha fixado o melhor tempo da história numa prova 'womens only'. Aliás, a segunda verificação do percurso apenas aconteceu precisamente por causa desse recorde mundial...
Segundo a 'Runner’s World' Espanha, em causa a ação do carro-relógio
Tirou mais de 2 segundos à marca que pertencia a Carla Sacramento desde 2001
Prova mostrou esta semana camisola técnica que será entregue aos participantes
Clube de Alvalade reforça-se para a velocidade e na marcha
Tomás Cruz motivou recolha de informações nas últimas semanas
Conselheiro desportivo do PSG concedeu uma longa entrevista à TF1
Leandro Machado representou os leões, de 1997 a 1998, e o Santa Clara, em 2003. Atualmente era Secretário do Desporto da prefeitura de Santo Amaro da Imperatriz, no Brasil
Tudo o que aconteceu no derradeiro dia da janela de inverno