Neozelandês Zane Robertson suspenso por 8 anos devido a teste positivo a EPO

Atleta tem vários recordes nacionais e esteve nos Jogos do Rio e Tóquio

• Foto: Getty Images

O neozelandês Zane Robertson é o mais recente nome conceituado do atletismo a entrar na lista de atletas apanhados nas malhas do doping e com uma pesada pena de 8 anos para cumprir. E, tal como tantos casos recentes, o atleta de 33 anos acusou EPO, uma substância cada vez mais detetada nos controlos feitos a atletas do Quénia, o país onde treina e vive há vários anos.

De acordo com a Federação de Atletismo da Nova Zelândia, Zane Robertson acusou a substância proibida num controlo feito a 22 de maio do ano passado, após a Great Manchester Run, em Inglaterra. De lá para cá travou uma tentativa de defesa, na qual acabou por se 'afundar' ainda mais, já que a investigação levada a cabo pelas autoridades determinou que utilizou factos falsos para procurar a absolvição. Por isso, para lá dos quatro anos de suspensão pela utilização de substâncias proibidas, o neozelandês foi também sancionado com quatro adicionais por falsificar factos.

Em concreto está o facto de, na sua primeira tentativa de defesa, ter dito que a injeção de EPO de que foi alvo se deu no momento em que pensava que estava a ser vacinado contra a Covid-19. Zane apresentou mesmo documentos assinados por um suposto médico a confirmar a situação, mas toda a teoria acabou desmontada, já que a unidade de saúde que citou negou a presença do atleta naquelas datas e também que os médicos citados fossem na verdade... médicos.

Sem outro remédio, o atleta neozelandês deixou cair a tese apresentada e viria a confessar a presença das substâncias proibidas no seu organismo, mas acabou por não prosseguir a sua defesa e as autoridades anunciaram agora a pesada suspensão em face da aparente desistência neste processo.

Medalha de bronze nos Jogos da Commonwealth de 2014 (nos 5.000 metros), Zane Robertson participou nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro e Tóquio, tendo na sua posse os recordes nacionais dos 10 quilómetros (27:28), meia maratona (59:47) e maratona (2:08:19). Atualmente vive no Quénia e tem um projeto em que treina atletas profissionais e amadores.

Por Fábio Lima
Deixe o seu comentário
Newsletters RecordReceba gratuitamente no seu email a Newsletter Geral ver exemplo

Ultimas de Record Running

Notícias