Atletas locais conquistaram os títulos nacionais da especialidade
O Ultra Skyrunning Madeira arrancou esta sexta-feira da melhor maneira, com os madeirenses Ricardo Gouveia e Joana Soares a destacarem-se no Santana Vertical Kilometer e a conseguir os títulos nacionais da especialidade atribuídos pela Federação de Campismo e Montanhismo de Portugal (FCMP).
Ricardo Gouveia foi o quinto classificado na corrida masculina, atrás de um forte contingente francês, que incluía o vencedor Camille Caparros, e do espanhol Daniel Osanz Laborda, campeão mundial júnior de Vertical Kilometer. Joana Soares venceu mesmo a competição feminina, batendo a francesa Jessica Pardin e Virginia Mesonero, de Espanha.
Ricardo Gouveia, de 36 anos, mostrou-se relativamente satisfeito, mas confessou, todavia, alguma desilusão com o resultado: "Estou muito contente por ter me sagrado campeão nacional de quilómetro vertical nesta prova, mas gostava de ter andado mais. Não foi porque não pudesse dar mais, a concorrência é que era muito forte, mas enfim, o balanço, apesar de tudo, é positivo."
Já Joana Soares não teve qualquer razão de queixa. A atleta cuja formação é de pista (3000 metros obstáculos) fez uma "perninha" neste quilómetro vertical e não só venceu a prova como bateu o recorde vigente (48m 30s) com o tempo de 48 minutos e três segundos. "Foi a primeira vez que corri esta prova e até achei acessível. Cumpri todos os objetivos a que me propus e agora quero continuar a trabalhar para evoluir e fazer melhor", afirmou.
Refira-se que o Ultra Skyrunning Madeira continua amanhã com a Madeira Sky Race (55 km), prova mais forte do evento, além da Santana Sky Race (23 km), a prova aberta pedestre Furão Sky Race (13 km) e a Kids Santana Sky Race, (evento pedagógico e com distância variável consoante as idades).
Resultados:
Masculinos
1.º Camille Caparros FRA (00:41:15)
2.º Daniel Osanz ESP (00:41:16)
3.º Gandolfi Benoit FRA (00:42:37)
4.º Yoann Caillot FRA (00:43:41)
5.º Ricardo Gouveia POR (00:43:53)
Femininos
1.º Joana Soares POR (00:48:03)
2.º Jessica Pardin FRA (00:49:12)
3.º Virginia Mesonero ESP (00:51:29)
4.º Aoife Quigly GB (00:52:12)
5.º Leire Abete ESP (00:57:01)
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Modelo maximalista da marca procura cimentar o seu espaço
Nem mesmo o mau tempo impediu a ação com animação e prémios
A nossa análise ao novo lançamento da marca norte-americana
Belgas e holandeses também perderam
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Central espanhol anuncia saída do clube, sem revelar qual será a próxima aventura