Primeiro ministro Edouard Philippe lançou as regras em declaração ao país
Tal como em Portugal, onde o decreto que ditou o Estado de Emergência não é claro quanto ao tempo que é permitido aos cidadãos passar fora de casa para fins de atividade física e/ou momentos de lazer, em França a situação também deu que falar e motivou mesmo uma posição oficial por parte do primeiro ministro Edouard Philippe. Na segunda-feira, numa comunicação ao país na TF1, o chefe de governo determinou todos os limites e pediu para que os mesmos sejam cumpridos por toda a população.
"As saídas de casa para passear as crianças ou para atividades desportivas devem ser feitas no raio de um quilómetro desde a vossa casa, no máximo por uma hora. Obviamente sem ser em grupo e apenas uma vez por dia", clarificou Edouard Philippe.
Relacionadas
De notar que para saírem de casa os cidadãos franceses devem colocar no formulário que lhes foi entregue a hora de saída sempre que o façam, de forma a que as forças da autoridade possam verificar se tudo está dentro da lei. Caso não tenham o papel preenchido e/ou estejam na rua há mais do que uma hora serão de imediato multados em 135 euros. Caso seja reincidente, o cidadão infrator será multado primeiro em 1.500€, subindo depois da coima até um máximo de 3.000€ caso volte a repetir. A violação das regras poderá levar mesmo a uma pena de prisão de seis meses caso a infração seja cometida por mais de três vezes no espaço de 30 dias.
Modelo levou Jimmy Gressier ao recorde europeu dos 5 quilómetros
A nossa análise ao modelo da marca norte-americana
Prova este ano não contou com atletas africanos, mas não faltou interesse
Impressiona tanto pela qualidade como... pelo preço
Fayza Lamari revela curiosas histórias sobre o craque francês e os seus ídolos
No processo que acabou por redundar no empréstimo de Kolo Muani ao Tottenham
Interrogatório do Hungria-Portugal
Ex-Sporting retira-se aos 32 anos