Primeiro ministro Edouard Philippe lançou as regras em declaração ao país
Tal como em Portugal, onde o decreto que ditou o Estado de Emergência não é claro quanto ao tempo que é permitido aos cidadãos passar fora de casa para fins de atividade física e/ou momentos de lazer, em França a situação também deu que falar e motivou mesmo uma posição oficial por parte do primeiro ministro Edouard Philippe. Na segunda-feira, numa comunicação ao país na TF1, o chefe de governo determinou todos os limites e pediu para que os mesmos sejam cumpridos por toda a população.
"As saídas de casa para passear as crianças ou para atividades desportivas devem ser feitas no raio de um quilómetro desde a vossa casa, no máximo por uma hora. Obviamente sem ser em grupo e apenas uma vez por dia", clarificou Edouard Philippe.
Relacionadas
De notar que para saírem de casa os cidadãos franceses devem colocar no formulário que lhes foi entregue a hora de saída sempre que o façam, de forma a que as forças da autoridade possam verificar se tudo está dentro da lei. Caso não tenham o papel preenchido e/ou estejam na rua há mais do que uma hora serão de imediato multados em 135 euros. Caso seja reincidente, o cidadão infrator será multado primeiro em 1.500€, subindo depois da coima até um máximo de 3.000€ caso volte a repetir. A violação das regras poderá levar mesmo a uma pena de prisão de seis meses caso a infração seja cometida por mais de três vezes no espaço de 30 dias.
Prova irá realizar-se este domingo
Inscrições continuam a voar da prova solidária marcada para 14 de dezembro
Modelo maximalista da marca procura cimentar o seu espaço
Nem mesmo o mau tempo impediu a ação com animação e prémios
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Avançado uruguaio de 38 anos deve rumar ao Nacional de Montevideo
Estudo mostra que os jogadores têm mais dificuldades em se impor ao saírem muito jovens dos seus países
Belgas e holandeses também perderam