Portugal não faltou à chamada, com uma corrida em Lisboa e Lousada
Com um aumento substancial de 30% das inscrições, a Wings for Life World Run voltou este domingo (5 de maio) a reforçar o estatuto de maior corrida solidária do planeta, ao reunir 265 818 mil participantes nos cinco continentes. Os vencedores globais correram no Japão e na Polónia: Tomoya Watanabe com a marca de 70 Km e Dominika Stelmach com 55 km. Em Portugal destaque para as concentrações em Lisboa e Lousada.
Mantendo uma tradição iniciada em 2014, o mundo uniu-se no domingo para correr por aqueles que não podem na Wings for Life World Run. A maior corrida solidária do planeta voltou a bater recordes, a começar pelo impressionante número de participantes que mobilizou nos cinco continentes. Ao todo foram 265 818 participantes de 192 nacionalidades em 169 países dos cinco continentes - incluindo Portugal.
Em Portugal foram várias centenas os que se juntaram a esta iniciativa através da aplicação oficial, sendo de destacar as concentrações organizadas em Lisboa (Parque das Nações) e Lousada. Nuno Barahona, médico português que ficou paraplégico em 2021 na sequência de um acidente na praia de Supertubos, foi um dos partipantes: "A Fundação Wings for Life está a desenvolver um trabalho incrível para ajudar a encontrar a cura para lesões como a minha e é muito gratificante ver a união de todos por esta causa".
Em termos desportivos, a vitória global foi atribuída no Japão e na Polónia. No país do Sol Nascente, Tomoya Watanabe correu 70,09 km e somou o título mundial a um novo recorde do mundo. Em femininos a polaca Dominika Stelmach foi a Campeã Global, estatuto que reconquistou sete anos depois da sua primeira vitória, com a marca de 55,02 km.
O objetivo da corrida é apoiar o trabalho da Fundação Wings for Life na investigação científica que tem por meta encontrar a cura para as lesões na espinal medula. As contas finais do dia trouxeram um resultado recorde, com 8.1 milhões de euros angariados – a soma de todas as inscrições e donativos à escala global (até hoje foram angariados um total de 51.93 milhões de euros nas 11 edições da corrida).
A Wings for Life World Run regressa em 2025. O encontro está marcado para o dia 4 de maio e as inscrições estão desde já abertas!
Campeão do Mundo dos 1.500 metros continua em grande forma
A nossa análise ao modelo polivalente da marca norte-americana
Atleta português assume que o principal objetivo era voltar a competir
Correu a distância em 28,00 minutos, numa prova disputada na Roménia
Presidente da Federação Portuguesa de Futebol fala em "pessoas independentes" no organismo
Antigo internacional português aplaude trabalho do capitão da Seleção Nacional
Conversa com o presidente da Federação Portuguesa de Futebol foi a última do Portugal Football Summit
Senne Lammens chegou a Old Trafford como ilustre desconhecido mas já tem cântico dos adeptos