Marcas registadas a partir de setembro vão contar para a obtenção de mínimos
A World Athletics anunciou esta terça-feira que o período de qualificação olímpico para a maratona e provas de marcha será antecipado para 1 de setembro, três meses antes da data inicialmente apontada. Na base da decisão do organismo que rege o atletismo mundial estão as preocupações dos atletas, que temiam não ter tempo para conseguir obter marcas entre dezembro e maio. Em sentido inverso, todas as outras provas de pista mantêm o período de qualificação suspenso até 30 de novembro, tal como a obtenção de pontos para o ranking na maratona.
Desta forma, com mais três meses para obterem marca, na prática os atletas poderão fazer dois ciclos de preparação, o que lhes permitirá ter pelo menos duas chances para tentar a sua sorte em prova. Ainda assim, esta decisão poderá de pouco valer, até porque não há previsão para que as principais provas de estradas regressem. É que as maratonas têm sido canceladas praticamente de forma diária e por agora entre as mais importantes restam somente Londres, Valência ou Barcelona.
Neste sentido, refira-se que a organização londrina terá expressado a sua vontade em realizar uma prova de elites, apoiando os atletas que necessitem de ajuda para viajarem a Londres para competir. Para lá de Londres, também Abu Dhabi estará a preparar um cenário similar.
Por outro, a World Athletics comunicou ainda novas regulamentações para as sapatilhas, mantendo-se a limitação anteriormente anunciada para as provas de estrada (a meia-sola não pode exceder os 40 mm). Já nas provas de pista as sapatilhas não podem ter mais de 25mm de altura de meia-sola, o que inviabiliza, por exemplo, a utilização das famosas Alphafly NEXT% nos 5000 ou 10000 metros.
A 2.ª edição do GRIFO24Horas decorre a 15 e 16 de novembro, com os atletas a poderem optar pela versão das 3 ou 12 horas, além da Maratona noturna
Modelo da marca francesa está renovado e tem bons atributos
Modelo levou Jimmy Gressier ao recorde europeu dos 5 quilómetros
Prova da Invicta corre-se este domingo
Derrotou Miguel Azevedo na eleição realizada esta sexta-feira
Diogo Dalot vai falhar o dérbi de domingo
Interrogatório do Benfica-Santa Clara
Sem opção de compra