Nas próximas semanas partilharei um pouco da minha experiência de preparação de uma maratona
Depois de ter corrido as três maratonas de Portugal continental (Porto, Aveiro e Lisboa) e várias em Espanha (desde Barcelona, Valencia ou Sevilha), no próximo mês de novembro será hora de cruzar o Atlântico e abraçar o desafio de correr aquela que é vista como a mais mítica maratona do Mundo: a Maratona de Nova Iorque.
A preparação (a sério) começou esta segunda-feira (15 de julho) e aqui neste espaço irei trazer atualizações semanais, onde contarei tudo aquilo que gira em torno de um desafio desta dimensão. Os treinos, a alimentação, a suplementação, a escolha dos mais diversos itens a levar à prova, mas também as dúvidas que certamente assolarão a minha mente até ao grande dia...
Relacionadas
Tudo será falado aqui neste cantinho, onde acima de tudo procurarei partilhar o que fui aprendendo e aquilo que viverei para preparar aquele que para mim é um dos maiores desafios que podemos abraçar. Uma maratona não é pêra doce. Nunca será. Mas a preparação e a conclusão dessa etapa é do mais recompensador que há e espero com estes meus relatos mostrar-vos o porquê de cada vez mais portugueses aceitarem colocar-se à prova nestas aventuras.
Dica #1: testes e análises são essenciais
Todas as semanas irei trazer-vos um pequeno relato de como foi a minha semana, mas também deixarei algumas dicas que, no meu entender, são essenciais para se ter sucesso. A primeira delas, a mais importante e tantas vezes negligenciada, passa pela TOTAL necessidade de se fazer um check up completo ao corpo antes de nos submetermos a um teste desta dimensão.
Seja para a primeira corrida (não necessariamente para uma maratona), mas também para os atletas mais experientes, é absolutamente vital mantermos o nosso corpo debaixo de olho, evitando assim que nos possam acontecer sustos desnecessários. É óbvio que nem assim os podemos evitar totalmente, mas ter a certeza que tudo está bem com o nosso corpo é um ponto fulcral antes de começar a treinar a sério.
Por aqui, ainda antes de começar a 'bombar' nos treinos, já tratei de tudo, desde análises clínicas, passando por um ecocardiograma ou uma prova de esforço. E como estava tudo conforme (segundo a opinião da médica que me observou) posso ir com confiança para as 16 semanas que antecedem a concretização de um sonho: correr na maior maratona do Mundo.
Fiquem por aí, acompanhem as minhas crónicas e, já agora, sigam-me nas redes sociais, onde irei partilhar o meu dia a dia de preparação de uma forma bem mais exaustiva. E se também vão à Maratona de Nova Iorque desafio-vos a contactarem-me, pois terei todo o gosto em juntar todas as vossas histórias para tornar esta experiência ainda mais memorável.
Correr na Big Apple já é especial; fazê-lo na maior maratona do mundo é algo para mais tarde recordar
Jornalista Record cumpriu mais uma semana rumo à Maratona de Nova Iorque. A última...
Nesta penúltima semana até um simples espirro nos assusta... São os nervos pré-prova!
Faltam menos de duas semanas para o grande dia. O treino está feito!
Avançado argentino foi o melhor em campo e passou a somar 31 golos na edição 2025/26 da MLS
Nunca uma equipa chegou à final da Libertadores depois de ter perdido a 1.ª mão das ‘meias’ por três golos
Craques ficaram à conversa depois do Real Madrid-Juventus