Prova reuniu a elite da especialidade no último fim de semana na Serra da Lousã
O japonês Shoma Otagiri e a espanhola Ikram Rharsalla venceram no último domingo a Lousanskyrace, prova organizada pela organização do Montanha Clube que reuniu a elite mundial da especialidade na Serra da Lousã.
O japonês e a espanhola alinharam na partida com o foco apontado à vitória e foi isso mesmo que aconteceu. Otagiri, aos 11 km, assumiu a dianteira da prova, deixando outro dos favoritos para trás, o italiano Danilo Brambilla, que liderou até então, para só parar na meta, cumprindo os 25 km em 2:56.14. Brambilla subiu ao segundo lugar do pódio, com o tempo de 3:01.21; e o espanhol Manuel Anguita fechou o top 3, com a marca de 3:09.46. O melhor português foi Nuno Silva, que chegou na quinta posição, com o tempo de 3:14.32.
"Foi uma corrida muito difícil, principalmente devido ao calor. Na última parte consegui ser mais rápido e estou muito contente por ter conseguido ganhar esta corrida", disse Shoma Otagiri no final, que começou esta prova em 8.º lugar no ranking do Skyrunner® World Series, portanto, com este resultado, assegura a participação na prova final.
Já do lado feminino, Rharsalla liderou a prova feminina do início ao fim, conquistando o lugar mais alto do pódio em 3:31.35, no 11.º lugar da classificação geral. A espanhola Ainara Urrutia voltou a conquistar a segunda posição, terminando em 4:01.48. Completou o pódio feminino, a alemã Lisa Risch, com o tempo de 4:06.22. A portuguesa Alice Lopes ficou à beira do pódio, na quarta posição, tendo concluído o percurso em 4:10.58.
"Nunca é fácil ganhar, porque é preciso terminar e chegar à meta. Gostei muito do percurso, com subidas muito íngremes e descidas a pique, que tinham também partes muito semelhantes às do local de onde venho. É a minha primeira prova em Portugal, pelo que estou muito contente por ter ganho nesta minha estreia", resumiu Ikram Rharsalla, à chegada à meta.
Felix Kuschmierez e Carolina Serrazina vencem Louzan 1000
Além da corrida principal, a competição começou na véspera, com outras provas igualmente desafiantes, que se desenrolaram num cenário único, em perfeita comunhão com a natureza e as gentes da Serra da Lousã. A icónica Louzan 1000, que desde 1999 liga a vila da Lousã ao Trevim em 7 km de distância com 1000 metros de desnível positivo, realizou-se, mais uma vez, integrada no circuito Portugal Sky Series, pontuando para a Taça de Portugal Vertical e para a Taça de Portugal Juventude.
O alemão Felix Kuschmierez e a portuguesa Carolina Serrazina foram os grandes vencedores, terminando a sua prestação, respetivamente, em 49.44 minutos e 1:06.06 horas. Na segunda e terceira posições classificaram-se, do lado masculino, o australiano a residir em Portugal Andrew Obrien, e o português Diogo Gomes; e, do lado feminino, as portuguesa Isabel Batista e Ana Oliveira.
Já a Louzanskyrace Mini, de 16 km e 1500 metros de desnível positivo acumulado, com passagem pelas aldeias da Silveira e Cerdeira, foi ganha por José Sequeira e, do lado feminino, por Leonor Coelho.
"Há duas provas que gosto particularmente, que é esta e o Louzantrail. Segui ao meu ritmo, com o objetivo de baixar das duas horas e consegui, por nove segundos. Preparo-me agora para me estrear nas ultras, no próximo ano", referiu o vencedor, José Sequeira.
Está cumprida mais uma edição da Louzanskyrace, evento que todos os anos leva as emoções de atletas, acompanhantes, famílias e fãs da modalidade ao rubro, permitindo usufruir do melhor que a Serra da Lousã tem para oferecer.
Os resultados completos podem ser consultados em https://stopandgo.net/events/louzanskyrace-2023
Modelo da marca francesa perdeu 'Speed', mas ganhou conforto
Modelo da marca francesa está renovado e tem bons atributos
O peso é o único grande problema no novo modelo de trail da marca francesa
Evento reuniu 67 atletas de 13 países
Antigo jogador do Barcelona emite comunicado
Partes encerraram parceria por mútuo acordo. Saídas de Vagiannidis e Ioannidis tiveram peso na decisão
Lendas de Portugal jogam com lendas mundias para angariação de fundos
Argentino 'empresta' imagem para jovens que sonham ser como ele