Não serão incluídos no quadro de medalhas
Os atletas da Rússia e da Bielorrússia vão participar nos Jogos Paralímpicos de Inverno Pequim'2022 sob bandeira neutra, e não serão incluídos no quadro de medalhas, anunciou esta quarta-feira o Comité Paralímpico Internacional (IPC).
"O Comité Paralímpico da Rússia (RPC) e a Bielorrússia participarão de forma neutra nos Jogos, sob bandeira neutra e sem serem incluídos no quadro de medalhas", indica o IPC, em comunicado, divulgado a dois dias do início da competição, que decorrerá entre sexta-feira e 13 de março.
O IPC refere que pretende realizar uma Assembleia-Geral Extraordinária em 2022 para decidir se o incumprimento da trégua olímpica é motivo suficiente para suspender ou banir os comités paralímpicos da Rússia e da Bielorrússia.
Na mesma nota, o organismo que tutela o desporto paralímpico mundial garante que, "até nova decisão", não realizará eventos desportivos na Rússia e na Bielorrússia.
Na quinta-feira, IPC juntou-se ao homólogo olímpico para criticar a quebra da trégua olímpica por parte da Rússia, que lançou uma ofensiva militar sobre território ucraniano.
A trégua começou em 4 de fevereiro, pouco antes do início dos Jogos Olímpicos de Inverno, e estende-se até 20 de março, e a sua quebra representa, declarou o presidente do IPC, Andrew Parsons, "uma situação verdadeiramente horrível".
A Rússia lançou na quinta-feira de madrugada uma ofensiva militar na Ucrânia, com forças terrestres e bombardeamento de alvos em várias cidades, que já mataram mais de 350 civis, incluindo crianças, segundo Kiev. A ONU deu conta de mais de 100 mil deslocados e mais de 836 mil refugiados na Polónia, Hungria, Moldova e Roménia.
Rapper em nova aventura no universo olímpico
Honda, Uber, Intuit, Google e Starbucks são algumas das marcas que já assinaram patrocínios
Símbolo olímpico iniciou o seu trajeto esta quinta-feira, a partir de Atenas, 63 dias antes do evento
A cerimónia de acendimento deste símbolo realizou-se esta quarta-feira, na histórica cidade grega
Davy Klaassen inaugurou o marcador no clássico com o Feyenoord com um grande remate de fora de área
Vizelenses regressam aos triunfos após 'chicotada psicológica'
Jovem defesa do Boca Juniors fez confissão aos jornalistas
Formação brasileira venceu por 2-0, com golos de Léo Pereira e Danilo