O cricket, que não tem expressão na grande maioria dos países, é, paradoxalmente, considerado o segundo desporto mais popular do Mundo, logo a seguir ao futebol, sobretudo por causa dos milhões de praticantes e adeptos de países grandes como Austrália, Índia, África do Sul, entre outros que tiveram ligações ao Império Britânico.
O problema é que os mais ortodoxos lamentam o facto de haver competições a mais. Com o campeonato ‘Twenty20’ à porta – uma espécie de Mundial da modalidade, mas com outro nome e com prémios chorudos –, muitos consideram que o cricket está a vulgarizar-se devido à elevada quantidade de torneios. Esta será a sexta prova internacional em apenas 9 anos! Desde 2011, realizou-se o Campeonato do Mundo, o Twenty20 em 2012, o Troféu dos Campeões (entre as oito melhores seleções) em 2013, outro Twenty20 em 2014 e outro Mundial em 2015. E, a partir desta terça-feira volta a discutir-se o Twenty20. Ou seja, há uma competição mundial todos os anos.
Relutância
O Conselho Internacional de Críquete (ICC) tem sido pressionado a organizar um Mundial de 4 em 4 anos, tal como acontece no futebol, por forma ser ‘exclusivo’ e não ‘redundante’. Mas o ICC não parece interessado em mudar, até porque as multidões continuam a comparecer. E enquanto houver milhões a circular, tudo ficará na mesma.
Por Luís MilhanoProva arranca em Inglaterra na quarta-feira
Cubs fizeram a festa no sétimo jogo da final, ao bater os Cleveland indians num jogo dramático (8-7)
Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro sonham com um lugar entre as 10 primeiras hoje em Chia, Itália
Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller
Imprensa britânica avança que a decisão deverá ser tomada na próxima semana
Treinador português reage a situação com elemento da equipa técnica e deixa a Áustria