O cenário é o ideal. No meio do oceano Atlântico, um pequeno ilhéu recebe pela quinta vez consecutiva, na versão masculina, e pela segunda em feminino, uma modalidade nascida há mais de 200 anos numa outra ilha, o Havai, num outro oceano, o Pacífico. O Red Bull Cliff Diving World Series, que recuperou as origens surgindo como competição em 2009, mostra a destreza dos atletas em saltos para a água. De uma altura que mete respeito, os atletas fazem acrobacias que não são para todos.
A etapa terceira do mundial 2016 disputa-se a 9 de julho no ilhéu de Vila Franca do Campo, ao largo da ilha de São Miguel, nos Açores. Uma plataforma fixada a 27 metros, para os homens, e outra a 20 metros, para as mulheres, são ponto de partida para os saltos a partir das rochas em direção ao mar. Uma competição que mostra a beleza natural dos Açores e que leva muitos a ficarem a conhecer um pouco melhor esta ilha, que seduz naturalmente. No ano passado, na estreia da competição feminina, a mexicana Adriana Jimenez ficou extasiada com a etapa portuguesa: "Saltar nesta ilha diretamente das rochas é uma experiência única. Estou rendida aos Açores que são já o meu ‘spot’ preferido para o Cliff Diving", confessava na altura. Este ano, estará de volta a São Miguel, na segunda etapa feminina, depois da prova no Texas, Estados Unidos, ter sido dominada pela 'wildcard' australiana Rhiannan Iffland.
Em masculinos, a temporada 2016 do Red Bull Cliff Diving World Series começou igualmente a 4 de junho no Texas, onde o mexicano Jonathan Paredes liderou a prova. E ainda antes de chegar aos Açores, a competição passou, a 18 de junho, pela capital da Dinamarca, Copenhaga, com o britânico Gary Hunt - atual campeão, que soma no total cinco títulos - , a vencer a etapa, sem no entanto conseguir roubar a liderança da geral a Paredes.
Tudo a postos para que o espectáculo continue. Este ano com a novidade de poder acompanhar as etapas em www.redbull.tv e ainda de poder experimentar saltar virtualmente em redbullcliffdiving.com/game.
Por Marta Correia AzevedoProva arranca em Inglaterra na quarta-feira
Cubs fizeram a festa no sétimo jogo da final, ao bater os Cleveland indians num jogo dramático (8-7)
Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro sonham com um lugar entre as 10 primeiras hoje em Chia, Itália
Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar