Fernando Gomes tinha 19 anos quando, logo na sua primeira época de sénior, ajudou o FC Porto a conquistar o título nacional de basquetebol. O curioso é que o clube esteve precisamente 19 anos sem vencer a prova e, nesse ano de 1972, o jovem Fernando Gomes assumia-se, a par do norte-americano Dale Dover, como uma das grandes figuras da equipa.
Era um base aguerrido, sem medo de assumir o comando do jogo ou atirar ao cesto. Mas teve de esperar mais uns anos para voltar a ser campeão, quando o comando técnico foi entregue a Jorge Araújo. E não se ficou por aqui, revalidando o título na época seguinte (1979/80), aquela em que colocou um ponto final na carreira.
Não foi por acaso que, na década de 1990, esteve no relançamento do basquetebol profissional do FC Porto. Já com o curso de economia e experiência profissional dentro e fora do mundo desportivo, Fernando Gomes aparece no futebol como administrador da SAD do FC Porto.
Sem surpresa, dá o salto para a presidência da Liga de Clubes, dinamizando e modernizando a sua estrutura. E de novo sem surpresa chega à presidência da FPF em dezembro de 2011.
Europa pode esperar
Nestes anos à frente da FPF, Fernando Gomes ganhou prestígio na UEFA, de cujo Comité Executivo faz parte, ao ponto de ser apontado como forte candidato ao lugar de Michel Platini, o presidente francês caído em desgraça. Mas, como um bom base que sabe ler o jogo no imediato e, ao mesmo tempo, duas jogadas à frente, Fernando Gomes disse aos seus pares europeus que a UEFA pode esperar. Para já, o seu projeto é continuar a modernização da FPF, para cuja liderança será recondizido nas eleições do dia 4. A revitalização das seleções de formação estão aí para confirmar o caminho certo. Afinal, o base triunfou no futebol.
Por José Carlos FreitasProva arranca em Inglaterra na quarta-feira
Cubs fizeram a festa no sétimo jogo da final, ao bater os Cleveland indians num jogo dramático (8-7)
Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro sonham com um lugar entre as 10 primeiras hoje em Chia, Itália
Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões
Dorival Júnior e Renato Gaúcho falam do Palmeiras-Flamengo
França bateu a Suécia no jogo de atribuição do terceiro lugar