Fernando Gomes foi basquetebolista do FC Porto, sagrando-se campeão quando tinha apenas 19 anos...
Fernando Gomes tinha 19 anos quando, logo na sua primeira época de sénior, ajudou o FC Porto a conquistar o título nacional de basquetebol. O curioso é que o clube esteve precisamente 19 anos sem vencer a prova e, nesse ano de 1972, o jovem Fernando Gomes assumia-se, a par do norte-americano Dale Dover, como uma das grandes figuras da equipa.
Era um base aguerrido, sem medo de assumir o comando do jogo ou atirar ao cesto. Mas teve de esperar mais uns anos para voltar a ser campeão, quando o comando técnico foi entregue a Jorge Araújo. E não se ficou por aqui, revalidando o título na época seguinte (1979/80), aquela em que colocou um ponto final na carreira.
Não foi por acaso que, na década de 1990, esteve no relançamento do basquetebol profissional do FC Porto. Já com o curso de economia e experiência profissional dentro e fora do mundo desportivo, Fernando Gomes aparece no futebol como administrador da SAD do FC Porto.
Sem surpresa, dá o salto para a presidência da Liga de Clubes, dinamizando e modernizando a sua estrutura. E de novo sem surpresa chega à presidência da FPF em dezembro de 2011.
Europa pode esperar
Nestes anos à frente da FPF, Fernando Gomes ganhou prestígio na UEFA, de cujo Comité Executivo faz parte, ao ponto de ser apontado como forte candidato ao lugar de Michel Platini, o presidente francês caído em desgraça. Mas, como um bom base que sabe ler o jogo no imediato e, ao mesmo tempo, duas jogadas à frente, Fernando Gomes disse aos seus pares europeus que a UEFA pode esperar. Para já, o seu projeto é continuar a modernização da FPF, para cuja liderança será recondizido nas eleições do dia 4. A revitalização das seleções de formação estão aí para confirmar o caminho certo. Afinal, o base triunfou no futebol.
Prova arranca em Inglaterra na quarta-feira
Cubs fizeram a festa no sétimo jogo da final, ao bater os Cleveland indians num jogo dramático (8-7)
Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro sonham com um lugar entre as 10 primeiras hoje em Chia, Itália
Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller