Benfica e Sp. Braga começam esta semana a discutir um lugar nas meias-finais das provas da UEFA. O objetivo passa também por manter Portugal no ‘top 5’ do ranking europeu
Entram esta semana em ação as equipas portuguesas – Benfica e Sp. Braga – ainda presentes nas competições europeias. Mais do que tentarem chegar às meias-finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa, respetivamente, benfiquistas e bracarenses têm a tarefa supreclubistica de manter Portugal bem colocado no ranking da UEFA, ou seja, no atual 5.º lugar, impedindo a queda para o 6.º posto, por troca com a França, caso o Paris SG tenha um melhor desempenho do que esta dupla até final da temporada.
Contribuintes
Para já, o Benfica, que defronta o Bayern Munique na Champions, e o Sp. Braga, que joga com o Shakhtar Donetsk na Liga Europa, têm feito bem o seu papel. As águias são, aliás, a equipa portuguesa que mais pontos dá para o ranking de Portugal desde a época de 2009/2010, o que lhe vale ser o sexto clube europeu da atualidade, atrás do líder Real Madrid, do adversário desta terça-feira (Bayern), do Barcelona, do At. Madrid e do Chelsea.
Já os Guerreiros do Minho foram protagonistas da maior subida da última atualização do ranking, passado do 53.º para o 45.º lugar, tendo já um acumulado de 17,06 pontos, de longe o melhor desempenho desde a época de 2010/11, quando chegou à final da Liga Europa com o FC Porto, somando então um total de 25,76 pontos.
Goleadores
Há poucas diferenças entre manter o 5.º lugar do ranking ou descer ao 6.º. A maior é continuar a ter o 3.º classificado da Liga no playoff da Champions – disputará a 3.ª pré-eliminatória se cairmos para o 6.º posto. Mas há uma outra consequência... Por exemplo, bastava Portugal estar nesse 6.º lugar e Jonas já não seria o atual líder dos melhores marcadores da Europa, pois desse posto até ao 22.º cada golo conta apenas 1,5 pontos, o que deixaria os 29 golos do avançado do Benfica a valer apenas 43,5 pontos (seria 8.º), em vez dos atuais 58 (29 golos x 2 pontos).
Prova arranca em Inglaterra na quarta-feira
Cubs fizeram a festa no sétimo jogo da final, ao bater os Cleveland indians num jogo dramático (8-7)
Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro sonham com um lugar entre as 10 primeiras hoje em Chia, Itália
Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais
Médio português, de 24 anos, tem dupla nacionalidade
Notícia é avançada pela imprensa egípcia
Ex-internacional português coloca ainda a turma das quinas entre as favoritas à conquista do Mundial 2026
Avançado ex-Sporting arrecadou o troféu Gerd Müller