Pontos fortes

Entram esta semana em ação as equipas portuguesas – Benfica e Sp. Braga – ainda presentes nas competições europeias. Mais do que tentarem chegar às meias-finais da Liga dos Campeões e da Liga Europa, respetivamente, benfiquistas e bracarenses têm a tarefa supreclubistica de manter Portugal bem colocado no ranking da UEFA, ou seja, no atual 5.º lugar, impedindo a queda para o 6.º posto, por troca com a França, caso o Paris SG tenha um melhor desempenho do que esta dupla até final da temporada.

Contribuintes

Para já, o Benfica, que defronta o Bayern Munique na Champions, e o Sp. Braga, que joga com o Shakhtar Donetsk na Liga Europa, têm feito bem o seu papel. As águias são, aliás, a equipa portuguesa que mais pontos dá para o ranking de Portugal desde a época de 2009/2010, o que lhe vale ser o sexto clube europeu da atualidade, atrás do líder Real Madrid, do adversário desta terça-feira (Bayern), do Barcelona, do At. Madrid e do Chelsea.
Já os Guerreiros do Minho foram protagonistas da maior subida da última atualização do ranking, passado do 53.º para o 45.º lugar, tendo já um acumulado de 17,06 pontos, de longe o melhor desempenho desde a época de 2010/11, quando chegou à final da Liga Europa com o FC Porto, somando então um total de 25,76 pontos.

Goleadores

Há poucas diferenças entre manter o 5.º lugar do ranking ou descer ao 6.º. A maior é continuar a ter o 3.º classificado da Liga no playoff da Champions – disputará a 3.ª pré-eliminatória se cairmos para o 6.º posto. Mas há uma outra consequência... Por exemplo, bastava Portugal estar nesse 6.º lugar e Jonas já não seria o atual líder dos melhores marcadores da Europa, pois desse posto até ao 22.º cada golo conta apenas 1,5 pontos, o que deixaria os 29 golos do avançado do Benfica a valer apenas 43,5 pontos (seria 8.º), em vez dos atuais 58 (29 golos x 2 pontos).

Por Luís Milhano
Deixe o seu comentário

Últimas Notícias

Notícias
Subscreva a newsletter

e receba as noticias em primeira mão

ver exemplo

Ultimas de Atual

Notícias

Copyright © 2019. Todos os direitos reservados. É expressamente proibida a reprodução na totalidade ou em parte, em qualquer tipo de suporte, sem prévia permissão por escrito da Cofina Media S.A. Consulte a Política de Privacidade Cofina.

0