Bruno e Hugo Magalhães foram os vencedores da edição do ano passado da prova madeirense
O início do mês traz consigo um dos ralis mais emblemáticos de Portugal. A partir de quinta-feira e até sábado, o ‘Rali Vinho Madeira’ volta a animar a ilha portuguesa numa edição que promete competição renhida.
Fonte de elogios
Embora não faça parte do calendário Europeu (ERC) desde 2012, o ‘Rali Vinho Madeira’ não perdeu a admiração que conquistou ao longo de vários anos junto dos pilotos internacionais. Quem o garante é Pedro Melvill de Araújo, diretor da prova que pertence ao Troféu da Europa de ralis desde 2014. "Vários pilotos dizem que o rali devia estar no calendário europeu. Mas a presença no ERC prende-se somente por questões monetárias,"explicou à ‘Revista Record’. "Não é uma questão de qualidade. O Rali de Portugal, por exemplo, está no calendário do mundial (WRC) e com muito mérito. Mas está, porque tem orçamento para isso", esclareceu. No plano europeu, apenas o rali dos Açores permanece no calendário.
Lista atrativa
Apesar de não poder contar com uma maior divulgação, os fiéis adeptos não ficarão desiludidos com a edição deste ano. Na lista de concorrentes, destacam-se alguns nomes fortes, como Romain Dumas, piloto oficial da Porsche, vencedor da emblemática prova das 24 Horas de Le Mans. Ao francês, juntam-se as estreias do italiano Giacomo Constenaro, do espanhol Javier Pardo e o regresso do italo-francês Robert Cosani. Contudo nesta prova, o nome mais sonante é... português. "O Bruno Magalhães é cartaz em qualquer rali que vá ", destacou Pedro Araújo. "Há portugueses que por vezes pensam que o que é nacional não é bom e nos últimos tempos, temos visto que não é assim. Talvez não tenha a divulgação que merece no nosso país", lamentou. "No entanto, tem uma vasta rede de fãs e é uma pessoa muito querida aqui na Madeira. Ficaria muito feliz se viesse cá e ganhasse pela quinta vez", desejou.
Novidades e alterações
Graças ao sucesso do ano passado, e no sentido de facilitar a circulação de espectadores e veículos, a edição de 2016 vai contar com duas ‘noturnas’. Na sexta-feira, antes da passagem no Terreiro da Luta, será feita a etapa da Serragem, com passagem pelo Santo da Serra. Também há a registar algumas alterações no percurso, devido à realização de obras, nomeadamente logo na saída do Tecnopolo, com as viaturas a subirem a Avenida das Madalenas, para evitarem os congestionamentos junto à Ribeira de São João.
Prova arranca em Inglaterra na quarta-feira
Cubs fizeram a festa no sétimo jogo da final, ao bater os Cleveland indians num jogo dramático (8-7)
Carla Salomé Rocha e Inês Monteiro sonham com um lugar entre as 10 primeiras hoje em Chia, Itália
Melhores do ranking falham a competição em Doha, cujos prémios monetários estão aquém dos torneios internacionais
Semana europeia correu bem às equipas nacionais
Estudiantes com duras sanções por parte da federação da Argentina por desrespeito numa guarda de honra ao Rosario Central
Tarkan Batgün, criador da empresa turca 'Comparisonator', faz análise a pedido de Record e com recurso à Inteligência Artificial
Com os triunfos de Benfica e Sporting na Liga dos Campeões